AdSense e palavras-chave: como ganhar mais dinheiro com meu blog?
Neste post irei fornecer algumas dicas sobre como otimizar o conteúdo de sua página para os mecanismos de busca de forma a obter anúncios relevantes no Google AdSense, a pedido do nosso amigo Jeferson. Suponha que você já escolheu o tópico do post, escreveu título e conteúdo, adicionou algumas imagens, definiu a categoria e todo o restante que se faz normalmente quando se escreve em um blog. Bom, o próximo passo é dar uma refinada nas palavras-chave escolhidas, ou seja, substituir algumas keywords escolhidas inicialmente por outras que possam trazer um maior retorno, desde que essas também sejam relacionadas ao conteúdo do post. A idéia agora é, além de escolher termos que tenham um número relevante de pesquisas nos mecanismos de busca, priorizar as palavras-chave que possam maximizar o retorno financeiro via AdSense. Para auxiliar nesse processo, elaboramos 2 passos:
Passo 1: Substiuir as principais palavras-chave escolhidas durante a elaboração do post por outras que possam trazer mais tráfego dos mecanismos de busca, caso seja possível. Para isto, basta fazer uma pesquisa, para cada termo escolhido, na ferramenta de palavras-chave do Google, e procurar por termos relevantes que possam trazer mais tráfego dos sites de busca. Recomendo deixar a opção “Use sinônimos” marcada. Segue um exemplo:
Termos escolhidos inicialmente.
Termos relacionados aos de entrada com mais procuras no Google.
Passo 2: Escolhidas as palavras-chave no passo anterior, comparar os seus valores na ferramenta Estimador de Tráfego do Adwords. Trata-se de uma matemática simples: quanto maior o custo por clique (CPC) de uma palavra, maior será o retorno obtido =).
CPC estimado dos termos obtidos no passo 1.
Importante: Não saia inserindo palavras-chave de forma indiscriminada, almejando maior receita no AdSense. Tente otimizar seus posts para 3 a 5 palavras-chave, de modo que eles se mantenham coerentes dentro do tópico escolhido. Mesmo que você aborde o mesmo tema em posts distintos, tente otimizá-los para termos diferentes, evitando assim keyword cannibalization. Isso é basicamente a competição de suas páginas pela mesma palavra-chave, o que gera um esforço que poderia ser melhor aproveitado caso a otimização fosse aplicada à competição por termos diferentes. Vale ressaltar também que para ter acesso às ferramentas do AdWords, como a que foi utilizada no passo 2, é preciso possuir uma conta no AdWords e pagar uma taxa de ativação de R$20,00.
Possui alguma experiência com AdSense? Gostaria de compartilhar alguma idéia que possibilitou um retorno interessante? Enriqueça a discussão, deixe o seu comentário.
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Olá Felipe;
Ótimo post para ajudara a rapaziada. Uma boa maneira de melhorar ainda mais essa otimização das palavras e aumentar tanto tráfego quanto ganhos, é utilizar as palavras secundárias (palavras relacionadas aos termos principais e que podem ser localizadas também na ferramenta de palavras-chave do Google).
Ex.: Utilizar as 3 palavras-chave principais no título do post, em títulos e subtítulos dentro do post e no texto e mais 3 palavras-chave secundárias espalhadas também dentro do conteúdo complementando e reforçando a relevância.
Com isso os textos ficam matadores tanto para SEO quanto para retorno com o Adsense.
Um abraço!
Ótima dica Leo, valeu!
Ferramenta realmente muito útil até para quem procura anunciar e obter um resultado à um custo mais baixo.
Obrigado pelo post.
O artigo ajudou a entender melhor essa ferramenta do Google que apenas fiz algumas “visitas”. Acho que agora ja dá pra tirar proveito dela.
obs. legal esse “captcha”
Muito bom!!
Muito obrigado, me esclareceu muitas informações
obrigado era o que eu precisava
Muito interessante o conteúdo.