Novo Fator de Rankeamento no Google: Velocidade de Carregamento
Agora é oficial: a velocidade de um site é fator para rankeamento no Google. Parece que o lobby feito por Matt Cutts em sua apresentação no último PubCon deu resultado: o Google anunciou sexta-feira passada que a velocidade de carregamento de uma página é mais um dos cerca de 200 fatores que determinam os rankings dos resultados em seu sistema de buscas.
Apesar de Matt Cutts e o próprio Google dizerem que esta mudança vai afetar menos do que 1% dos rankings atuais, ambos aconselham fortemente trabalhar para reduzir o tempo de carregamento das páginas de seu site – e nós também. Os motivos?
- Aumento de Pageviews
- Maior Conversão
- Melhora da experiência do usuário no site
- Redução de custos operacionais
Ou seja, torne seu site mais rápido, deixe seu usuário mais feliz e obtenha mais conversões (vendas, downloads, cadastros, etc.).
Para entender melhor os fatores de rankeamento e outros aspectos de SEO inscreva-se no nosso curso presencial.
No post do anúncio oficial, o Google recomenda algumas ferramentas gratuitas para ajudar webmasters a reduzir o tempo de carregamento de seus sites. Segue a lista:
- Page Speed
- YSlow
- WebPageTest
- Webmaster Tools > Google Labs > Desempenho do site
- code.google.com/speed
A velocidade de carregamento não é um fator tão importante como outros realmente relevantes, tanto é que somente vai influenciar no posicionamento de uma porção bem pequena dos resultados das pesquisas. Portanto, conforme o próprio Matt disse, não há motivo para pânico – ainda mais para nós brasileiros, já que esta novidade será implementada inicialmente apenas no google.com e para buscas em inglês.
Hoje, o tempo de carregamento de um site não tem influencia significativa em seus rankings. Mas e no futuro? Será que uma página que demore por volta de 10s para abrir vai ser “penalizada” por uma empresa que considera velocidade na web um fator muito importante para seus produtos e pesquisa por isso constantemente? Essa resposta somente o tempo irá nos dizer, porém fica a mensagem (ou dica) do Matt Cutts: “a faster web is better for all” (em Português: uma Internet mais rápida é melhor para todos).
E você, o que acha a respeito disso? Também utilizaria o tempo de carregamento como fator para determinar os rankings de seu mecanismo de busca?
Se você gostou do nosso blog, assine o RSS ou então receba os posts por e-mail.
Como profissional da área, dou ênfase nesse item desde a chamada Web 2.0. Acho que uma página com abertura lenta é a porta de saída para um futuro cliente ou visitante. Aliás, a própria ferramenta de analise da SEOMASTER já trata desse aspecto com muita eficiência. Todavia se o Google aplicar isso no Brasil, sites como MSN e Yahoo, terão que rever seus códigos, o que acho muito improvável. Muito bom o alerta e aproveito este para deixar aqui um forte abraço para a galera do SEOMASTER, que acompanho desde a fundação. Recentemente lancei um hot site sobre treinamento SEO e ficaria honrado com uma visita e o comentário do representante da SEOMASTER. http://cursodeformacaoseo.griff.art.br/
Um forte abraço!
Vincent Benedicto
Muito interessante, apesar de ñ se saber ao certo quando chegará ao brasil, precisamos está prontos. Pois, “Quando o dia da decisão chegra, o tempo da preparação já passou.”
Muito bom esse post e boa a colocação do Prof Vincent do Curso de SEO quando diz que o google terá que rever seu código. Eu acompanho o trabalho do Seo Master que diga-se de passagem é perfeeito. Dentre os conhecedores de SEO no Brasil tenho certeza que é o melhor. Existe muita crianças de salto altíssimo dando palestras e com o estrelismo as alturas. Considero o SEO Master o Mr. M do SEO. Ele mata a cobra mostra o pau mas não se expõe em troca de mídia barata! O Prof Vincent também faz um bonito trabalho com a equipe do Seo Training… Um dia ainda conhecerei esses dois pessoalmente…
Obrigado pelo contato, pelo aprendizado e viva o SEO e a tecnologia
Darcio / RS
Interessante.
Segundo o “Webmaster tools” meu site leva em média 4 segundos para abrir e está lento, segundo o Pagespeed meu site está rápido…
Testei alguns sites (brasileiros) com o Pagespeed e a maioria que testei estao lentos.
O diretor do Google na reunião na comissão de defesa do consumidor em Abril de 2010 informou que o Brasil possui cabos óticos passado por todo o território nacional, mas não está funcionando devido o apoio que o Governo da para as telefônicas, pois quando a internet for mais rápida no Brasil acabará de vez com os preços altos que as telefônicas nos impõem, pois o VOIP dominará o mercado e tudo melhorará.
Inclusive espera-se que as companhias aéreas terão prejuízos no futuro, devido a conferência e reunião realizada por VOIP ao invés de perder tanto tempo com deslocamento.
É a teoria da eficiência. Ou seja, ainda vai demorar para os servidores ser tão rápido, pois o Governo não apóia como deve.
http://www.ibsweb.com.br
Olá
Por acaso, a ferramente que eu gosto mais de usar, o Page Speed, acusa erros no próprio botão SoBoo. Um item eu consegui corrigir, mas outros ainda não. Se vocês pudessem “dar uma luz”, ficaria grato.
Abraços.
meu site e novo e eu vou tenter todos os metodos para aumentar as visitas
atè mesmo fazer parceria com sites
Disso eu sempre soube , mais qual o tamanho ideal para uma pagina?
Como fazer para ter trafego no site?
A velocidade do carregamento da página influencia até mesmo na hora em que o robô de busca está passando pelo site, mas um fato que me chama atenção é que as ferramentas de análise tipo o Analytics e o WhosAmungUs deixam o carregamento das páginas bem mais lento do que quando estão desativados. O fato é que estas ferramentas são imprescindíveis para quem quer ter o perfeito conhecimento do que acontece ao seu site e do comportamento dos visitantes. Se isto for fator de rank certamente deixará muita gente preocupada, em especial a grande maioria que faz uso de provedores de hospedagem compartilhados.
Nada mais justo pois páginas que demoram a carregar além de irritar o internauta, irritam os indexadores também!