O que é o Hummingbird Update do Google e Como Revoluciona o SEO
Junto com o aniversário de 15 anos do Google em Setembro, veio também uma grande novidade no seu mecanismo de busca. Uma nova versão do algoritmo da empresa, que se chama Hummingbird (beija-flor em inglês). Esse nome foi escolhido porque ele seria “preciso e rápido”. Ele começou a funcionar por volta do final do último Agosto.
É uma nova atualização?
As atualizações Panda e Penguin foram mudanças em partes do algoritmo antigo. O Hummingbird é uma nova versão do algoritmo, com partes novas e antigas. Ainda existem diversos fatores do algoritmo anterior, como o tão falado PageRank.
A comparação do Hummingbird pelo antigo é como trocar um aparelho velho por um novo. Pode ser que o usuário não perceba a diferença, mas ele é mais eficiente e rápido.
Amit Singhal, Chefe de Busca do Google, afirma que uma mudança tão grande não acontece desde 2001, quando a empresa ainda tinha alguns poucos anos de vida.
Qual o objetivo do Hummingbird
Uma das inteções é fornecer resultados mais rápidos e precisos. Só esse motivo em si já apresenta um grande avanço e melhoria.
Mas há uma mudança ainda maior no panorama. O foco principal deste novo algortimo é aumentar a compreensão da semântica nas buscas. Ele consegue fazer análises de uma forma mais ampla, melhorando seu desempenho para interpretar buscas que são utilizadas linguagem natural.
Esse foco na intenção do usuário contra o foco nas palavras exatas é um movimento estratégico do Google que já vem se desenrolando há tempos.
Falei sobre isso em uma entrevista no Olhar Digital em Abril do ano passado, quando esse caminho já estava sendo traçado.
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E você percebe que todas essas mudanças fazem muito sentido para a evolução do sistema de busca, para ficar cada vez mais adequada aos uso humano.
Antes tínhamos que nos comportar de acordo com a máquina, que trabalhava somente com palavras-chave exatas. A mente humana também trabalha com palavras-chave, mas de forma semântica.
Ou seja, tínhamos que nos adaptar para a máquina, quando o contrário é que deve acontecer.
Mobile é semântico
O mundo está se tornando mais mobile, e cada pessoa pode possuir mais de um aparelho, como um celular & tablet. São utilizados a todo momento, criando o fenômeno da segunda tela. Alguns especialistas falando até de terceira tela.
Como o espaço no celular é mais restrito, digitar se torna um pouco mais trabalhoso. Ao mesmo tempo, falar algo ao celular/tablet é muito mais fácil do que ao laptop, pelas características físicas do aparelho.
Essa mudança na interação do usuário com a sua ferramenta altera também sua forma de buscar.
A busca está cada vez mais falada que escrita.
O Hummingbird está levando a busca ao novo patamar, de buscas maiores e com palavras-chave mais difusas, semelhante a alguém falando, do que uma busca curta com foco definido, como alguém que digita.
Menos palavras, mais intenção
Então veremos um foco maior em entender que quando uma pessoa procura “laptop”, ela não se incomodaria em receber um resultado que utilize a palavra “notebook”, porque são o mesmo tipo de produto.
Outra forma de interpretação de buscas que irá ser desenvolvida é a intenção pessoal, como uma busca por “política” para uma pessoa de direita irá exibir mais resultados com esse foco político. Assim como uma busca por “shows no Brasil” podem mostrar mais resultados de shows de rock para quem costuma consumir conteúdo com esse tema.
Para onde vamos?
Mudanças grandes como essa são pontos de virada para diversas outras.
Com uma maior capacidade de análise do mecanismo do Google, veremos maior quantidade e variações de informações no Knowledge Graph, aqueles conteúdos que são exibidos na direita quando procuramos pelo nome de algum ator, por exemplo, e é exibido seu nome completo, idade e quais filmes trabalhou.
Para quem é usuário do Analytics, já tivemos um grande impacto com a novidade de que nenhuma palavra-chave digitada pelos usuários do Google será declarada. Ou seja, 100% das palavras serão not provided. Essa mudança está gerando um grande impacto na comunidade de profissionais da área.
Com certeza vai ficar mais difícil descobrir a vontade do usuário, mas existem diversas outras formas de interpretar uma visita e sua intenção. Uma delas é aumentar o engajamento dos seus clientes nas mídias sociais ou estimular a busca e navegação dentro do seu site.
O que fazer
Algumas práticas estão sendo forçadamente abandonadas. Então os profissionais de search terão que se desenvolver para continuar no jogo.
- Entenda o conceito de busca semântica e seu funcionamento prático
- Deixe de lado palavras-chave exatas e pense em intenções.
- Analise porque algumas visitas te trazem retorno e outras não. Essa é a chave para otimização constante.
- Estude sobre o Knowledge Graph do Google. Ele estará cada vez mais presente e retirando acessos de vários sites.
Preste atenção na situação do seu site de uma forma mais humana, mais abstrata. Começar a estudar comportamento do consumidor e usabilidade web é uma boa forma de desenvolver seu site para essa nova etapa da busca.
Corra pra se atualizar, porque o SEO fácil acabou.
Olá João,
Como você disse, “O SEO fácil acabou”, é o que muda o pensamento de muitos blogueiros que acham que com esse novo algorítimo o SEO acabou, mas na verdade o que acabou é a antiga forma de se trabalhar com ele.
Excelente artigo,
Abraço!
É isso mesmo, Vanderlley!
Há um grande medo por parte da comunidade online de que o SEO está com os dias contados, mas na verdade ele só está passando por mais uma mudança.
O fim do SEO é anunciado a cada mundança no Google, mas na verdade ele nunca vai terminar. Pode até mudar de nome e de práticas, mas a essência é a mesma: oferecer para o visitante o melhor conteúdo e experiência.
Abração!
Obrigado por compartilhar seu conhecimento, gostei muito do post. Parabéns!
Que bom que gostou, Marcos!
Se quiser ler mais sobre as outras atualizações do Google, listei eles aqui:
Atualização Penguin
Atualização Panda
Até mais!
Esta foi sem dúvida a explicação mais completa sobre o Hummingbird,
sou novo em SEO mas estou me aprofundando bastante.
Ótimo conteúdo compartilhado, João.
Abs
Oi Vitor,
mais um colega no mundo SEO! Sempre bom!
Fique à vontade para participar das nossas redes sociais também.
Abraços!
Fala João, parabéns pelo artigo, muito completo! João estou com uma dúvida com relação a estrutura de front com essas mudanças, como isso ficou? Abs
Ivan, vamos ver se consigo responder. Os aspectos estruturais do SEO, como URL amigáveis, continuam iguais. O Hummingbird revoluciona o foco dado para as páginas do seu site. Agora o foco, ainda mais, deve ser nas pessoas e nos seus problemas. Ou seja, ao invés de pensar em uma palavra-chave específica por página. Pense em uma página para resolver um problema, o qual engloba um grupo semântico de palavras-chave.
Sempre achei o sistema seo um Pé! Tomara que as mudanças não complique ainda mais o que já é complicado!