O que é SEO?
O SEO (Search Engine Optimization), também conhecido como otimização de sites, é rapidamente definido como uma forma de aumentar os acessos do seu site através de um conjunto de técnicas e estratégias que permitem que um site melhore seu posicionamento nos resultados orgânicos dos mecanismos de busca, como Google e Bing.
O próprio administrador ou desenvolvedor do site deve utilizar princípios de SEO em sua elaboração de forma a melhorar os aspectos de otimização interna que contribuem para o posicionamento da página.
Como o SEO pode ajudar seu site?
Ao iniciar uma campanha de otimização no seu site, você poderá perceber que a melhora no posicionamento para as palavras-chave do seu negócio é diretamente proporcional à quantidade de acessos que vai receber, além de gerar também maior visibilidade para a marca e um retorno em conversões no site.
Existem diversos tipos de objetivo em um site. Para um e-commerce, o principal é gerar vendas. Para um blog, é que seus visitantes leiam seus posts. Então esses objetivos, que também chamamos de conversão, podem ser muito variados, como vendas, cadastro, downloads ou até mesmo cliques em determinadas partes do site. Independente da sua área de atuação e de seus objetivos, a otimização de seu site permitirá que chegue a ele um público segmentado de acordo com suas expectativas.
Defina seu público-alvo
Por exemplo: se o seu negócio é vender livros usados, as palavras-chave utilizadas na otimização não podem ser livros, best-sellers, ou lançamentos – já que dessa forma atrairiam todo o público de livros. Você precisaria trabalhar as palavras “livros usados”, “sebos”, “livros de segunda mão”, entre outras. Dessa forma, restringiria o número de acessos ao site, mas iria atrair um acesso mais qualificado, gerando uma experiência positiva tanto para sua empresa quanto para os usuários que encontrariam o que realmente estavam procurando.
Basicamente, o que define se a sua página estará ou não entre os primeiros resultados de uma busca é a sua relevância para a palavra-chave buscada. Portanto, o SEO trabalha, antes de tudo, a relevância de seu site, seja para o usuário que o visita (otimização interna), seja para a comunidade digital em torno dele (otimização externa).
O algoritmo do Google
Como será então que o Google entende qual site é melhor? O trabalho é feito por cálculos complexos realizados através de seu algoritmo que considera uma infinidade de fatores. O que mudou com o passar dos anos foi a relevância desses fatores, como por exemplo o PageRank que antigamente era fator determinante e hoje não é mais, apesar de ainda ser muito importante.
O mercado digital teve um grande crescimento e com o Google não foi diferente, pois hoje o buscador tem como foco principal a experiência do usuário.
O ano de 2015 foi de mudanças para a empresa, como por exemplo em abril quando o buscador lançou uma atualização que tem permitido uma melhora nas buscas feitas por smartphones, que agora dão preferência a sites que se adaptam perfeitamente aos dispositivos, ou seja, os chamados sites responsivos.
Esse vídeo explica como funciona o fator PageRank:
SEO ou Links Patrocinados?
Os links patrocinados são uma forma mais fácil e rápida de aparecer no topo dos resultados do Google, mas pode ser infinitamente mais cara do que uma boa estratégia de SEO. Além disso, quando a campanha sai do ar, o seu site some da primeira página dos buscadores instantaneamente, o que contrasta com o caráter de continuidade que a prática de SEO possui.
A imagem abaixo é um heatmap, ou mapa de calor, que mostra a quantidade de cliques que são feitos dentro da página de resultados do Google. Podemos perceber claramente que a maior parte dos cliques vai para os resultados não pagos, que também são chamados de orgânicos.
Com links patrocinados, o número de visitas do seu site aumenta rapidamente, mas isso não ocorre com a probabilidade de conversão desse público. Isso porque em uma campanha de links patrocinados, um site que vende brinquedos pode muito bem aparecer em primeiro para a busca “diversão infantil”, se esta palavra estiver selecionada para um link patrocinado.
E se o usuário que busca não estiver com a intenção de comprar nada, apenas de conhecer algumas brincadeiras para animar uma festa de criança, ocorre o que chamamos de rejeição. O usuário entra no site e rapidamente verifica que ali não existe o que ele procura.
Já com a prática de técnicas de SEO, o site só aparecerá em primeiro para aquela palavra que ele for realmente relevante. As chances de um usuário não encontrar o que procura diminuem. Logo, aqui temos uma equação em que o número de visitas pode ser um pouco menor do que as geradas pelos links patrocinados, mas o percentual de conversões aumenta significativamente.
Portanto, o trabalho de SEO está relacionado à credibilidade e relevância de uma página ou um site.
Como começo a fazer SEO?
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E seja bem vindo ao fantástico mundo do SEO!
Caramba! Ficou d+ a explicação…
Que bom que gostou Fábio! ;]
Muito bom o artigo, João! Parabéns! Estou começando a idealizar um projeto e o artigo já foi bastante útil. Depois vou me inscrever no Curso de SEO Grátis e começar a aprender sobre com mais afinco.
Que bom que gostou, Rodolfo!
O SEO é um mundo fascinante, que muda constantemente. Pra quem fica confortável com tanta mudança, é apaixonante!
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rapaz muito bom artigo, ótima qualidade e ja esta me ajudando muito, parabéns
Excelente artigo, estou correndo atrás para conseguir mais tráfego orgânico para meu blog e suas dicas andam me servindo de grande ajuda. Obrigado!
Excelente artigo, João! Parabéns! Com as últimas atualizações do Google você precisou alterar alguma coisa no seu curso de SEO gratuito?
Já estou lendo.
Abraço
Ótimas dicas, bacana um site de referencia passar essas dicas
Muito bom!
Muito bom artigo, você são muito bons mesmo
Gostei muito e me ajudou a entender mais a questão do algoritmo do Google, o vídeo é muito explicativo. Muito obrigado.
Muito bom o artigo, gostei.
Cara muito bom, esse site me ajudou quando comecei a estudar técnicas de SEO, até linkei a SEOMaster em uma pagina em meu site onde indico algumas ferramentas de analise, haha, ainda falta muito mas estou pegando o jeito.
Vlw
Pucha, parabéns, artigo completo.
Com certeza o seu conteúdo vai ajudar muitas pessoas no quesito SEO, continue assim.
Recentemente lancei o meu blog pessoal sobre marketing digital, gostaria bastante que você o visita-se.
Escrevi um artigo curtinho onde dou uma introdução sobre o que é SEO. Vou adorar ter o seu comentário nesse artigo. :)
João!
“Parabenzaço” pelo artigo! Fácil e gostoso de ler, didático, leve. Novamente, parabéns e sucesso! Abraço.
Parabéns, o artigo é ótimo vou fazer o curso grátis, pois preciso otimizar meus artigos.
Realmente excelente artigo, simples e eficaz. Irei sugerir pra meus contatos
Realmente é muito importante estar na primeira página do Google sem pagar anúncios. Sei que o links patrocinados vc da um buzz nas vendas mas SEO é o feijão com arroz que n pode faltar. Sem ele o site morre, existe alguma forma de construir um bom posicionamento só por link, sem a necessidade de atualizações no site?
Boa tarde Priscila.
Esse trabalho de links (link building), nós chamamos de trabalho de autoridade e realmente é um diferencial, mas é apenas o último pilar de um projeto de SEO.
para uma boa execução é preciso fazer os outros dois passos (tecnologia e conteúdo).
Nosso Curso Online Gratuito explica isso melhor.
Parabens pelo artigo belo conteúdo e ainda por cima de qualidade, espero ver mais posts como esse ganhou 1 seguidor !
Parabéns, muito boa a explicação!
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Post esclarecedor e completo! Ajudou muito!
Realmente é muito interessante aprender SEO e para estar bem posicionado nos mecanismos de busca esse será o fator primordial. Obrigado pelo conteúdo que é de extrema qualidade!
Parabéns, o artigo tem ótimas dicas e macetes. Aguardo outros artigos como esse!
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Este artigo foi ótimo para mim. Muito obrigada!
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O SEO é de fundamental importância nos dias de hoje para quem trabalha online e deseja que seu trabalho seja acompanhado na internet Precisamns estar a tentos o tempo todo no SEO de nossos projetos para que traga a visibilidade que precisamos, obrigado por compartilhar esse conteudo.
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Conteúdos de qualidade são raros na Internet. Portanto, aí está uma grande oportunidade para se diferenciar da concorrência. Conteúdos bem feitos, com no mínimo 600 palavras, fotos, vídeos ou qualquer outro gráfico ou widget que levem ao leitor informações de qualidade serão a base para todas as outras técnicas de SEO empregadas.
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Seo pra mim acho que é tudo. Aprendo cada dia um pouco mais. O vídeo explicativo no artigo foi de grande importância para o entendimento. Valeu pelo conteúdo de valor. Abraço
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É essencial nós entendermos como o Google quer que nós trabalhemos nossos sites / blogs, realmente não é nenhum “bicho de sete cabeças”, mas é importante compreendermos e seguirmos as regras básicas da montagem e implementação de um site / blog.
Eu estou estudando SEO a fundo e aprendi muitas coisas que não sabia que erma essenciais pelo bom rankeamento de seu negócio.
Aconselho a todos que estudem o SEO para ter um melhor aproveitamento em seus negócios.
Legal seu artigo, Parabéns!
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Muito bom o artigo sobre SEO. Entendo que nunca sabemos demais e sempre temos que nos manter atualizados.
Muito bom o conteúdo estou precisando otimizar meu site para primeira página do Google, mas tá complicado estão cobrando muito caro pra isso.
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É muito interessante aprender SEO e para estar bem posicionado nos mecanismos de busca
Ótimo artigo! Realmente o SEO é fundamental para quem deseja ter sucesso na internet.
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Obrigada pelas dicas!
Luciane
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Explicação excelente. Irei me aprofundar… Obrigado!
show de bola. me ajudou muito.trabalho com SEO desde janeiro deste ano
Pra mim a parte mais chata é fazer backlink, pq é dificil achar sites que ajudem. obg pelo artigo joão.
Seo é vida. Muito bom esse artigo, você soube explicar bem para quem ainda não conhece Seo.
Muito bem explicado, gosto bastante do blog de vocês, minha inspiração para fazer um ótimo trabalho para os meus clientes !
Artigo direto ao ponto e muito instrutivo. Obrigado por compartilhar.
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Parabéns pelo artigo. Muito bem explicado e envolvente. Gostoso de ler. Me tirou muitas duvidas.
Muito boa explicação. Apesar de ser uma técnica já ‘velha’, foi a primeira vez que fiz uma busca para aprender sobre. Fiquei intrigada com uma agência de escreve as matérias que vão ao no site da empresa. a cada 03 a 04 linhas eles colocam um titulo enorme – SEO – para ‘chamar’ atenção para as buscas. Eu fiquei chateada com aquilo e jamais leria tais matérias. Visualmente horrível e falta beleza e leveza no texto. Então comecei a entender. Obrigada pelo POST!
Excelente Texto
Muito bom o conteúdo do seu site, parabens!! Aprovado
Adorei o seu artigo muito , parabéns!
Muito bom o artigo, Parabéns! Estamos começando este projeto de SEO em nosso site e este artigo abriu nossos horizontes!
excelente explicação, conseguiu descomplicar oque parece complicado, parabens!!!!!!!!
Muito esclarecedor! Gostei mesmo! Valeu!
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