Otimização de Sites – Como aparecer no Google?
Dada a importância de estar nas primeiras posições do Google, é importante que se saiba como isso acontece. Hoje muitos cursos online, ensinam todas as etapas para você fazer a otimização de sites com o foco em uma maior atração de tráfego orgânico (usuários obtidos pelas buscas não pagas) .
Acontece que o algoritmo secreto do Google, responsável pelo ranqueamento dos sites, usa mais de 200 fatores diferentes para definir a relevância de sua página na internet. Foi com base nessa complexidade que surgiu todo um nicho no Marketing Digital que trata justamente de melhor compreender como funciona toda essa inteligência artificial por trás dos mais complexos algoritmos de relevância do Google.
Este novo segmento tem a finalidade de alavancar o ranqueamento nos resultados das buscas, por meio da implementação de uma série de técnicas de otimização, sendo chamado de SEO ( Search Engine Optimization).
Seria o SEO, a única maneira de aparecer no Google?
É importante deixar claro que esta não é a única maneira de aparecer no Google. Propagandas pagas, os chamados links patrocinados do Adwords, também apresentam uma alternativa ao SEO, em relação ao aparecimento nos resultados de busca. Contudo, este é bem conhecido por apresentar resultados de curto prazo, gerando presenças imediatas nas buscas para palavras- chave específicas, sem no entanto, atuar no core dos mecanismos de busca.
Uma analogia interessante seria como uma situação em que você pagar por aparecer, sem merecer tanto assim estar por ali. É bem verdade que uma atuação em conjunto com o SEO, poderia gerar uma bela estratégia de longo prazo para o SEM (Search Engine Marketing = SEO + Adwords) , podendo assim gerar resultados importantes.
Precisamos conversar sobre SEO
Mas voltando para o coração dos mecanismos de buscas, falemos de SEO. O mesmo se trata de um conjunto de técnicas a serem aplicadas em um site, a fim de gerar um tráfego orgânico (não patrocinado) de usuários gradativamente mais assertivo e relevante para o nicho do site em questão.
De fato, esse é o tipo de conhecimento que poderia ser aprendido através de leitura e aplicação dos conceitos. Contudo, por ser um novo campo de estudo que está em constante evolução, uma vez que acompanha o próprio desenvolvimento dos algoritmos do Google, existe aí um alerta vermelho importante para quem deseja se aventurar e fazer mil e uma alterações em seu próprio site.
Sim, em sites mais simples, geralmente blogs ou algo parecido com isso, talvez faça sentido que o blogueiro erga as próprias mangas e tente aplicar o SEO ele mesmo. Afinal, não é sempre que uma pequena organização, seja ela um mero blog ou uma pequena loja local, venha a ter os recursos financeiros necessários para arcar com os custos de um projeto de SEO.
SEO | Um investimento estratégico de longo prazo
No caso das organizações que já se encontram em um estágio mais avançado de desenvolvimento, faz total sentido que se faça os devidos investimentos numa consultoria SEO. Isso se deve tanto pelo atual grau de carga de trabalho já existente na firma, o que praticamente inviabiliza que algum profissional venha a aprender esse conhecimento do zero, como pelo fato do site já ser estabelecido, o que torna o mesmo muito sensível a qualquer mudança na página. Um detalhe que gere problemas de SEO pode acarretar em perdas de oportunidades de milhares de reais ou até em possíveis prejuízos de uma potencial não conversão.
Desse modo, ao gerente ou dono da organização, faz total sentido que se trate o projeto de SEO com sua devida importância, dado que a gente possa assumir que estes tomadores de decisão tenham a visão de longo prazo para os seus empreendimentos.
Então, como otimizar meu site para ele aparecer no Google?
Primeiramente, é fundamental destacar que o SEO está totalmente relacionado ao quão “encontrável” você se encontra nos mecanismos de busca. Isso implica dizer que quanto mais o seu site estiver facilitando a navegação dos buscadores (robôs virtuais), com conteúdo relevantes e alinhados com a intenção de busca do usuário , contendo links significativos de sites de segmentos análogos, mais alto será o ranqueamento de seu site no Google, ou seja, sua chance de aparecer entre as dez primeiras posições.
Para desenvolver um bom trabalho de SEO, é preciso se colocar no lugar do usuário e pensar em qual seria a melhor experiência possível para ele em seu site. É fundamental que se faça um trabalho em que seja possível alinhar as intenções de busca das pessoas com o conteúdo desenvolvido em seu próprio site.
Por onde que se começa os trabalhos de SEO então?
O SEO é um trabalho complexo, que envolve um certo grau de alinhamento de diferentes campos que precisam estar em sinergia. Assim, todos os aspectos mostrados abaixo, quando em sincronia, são os responsáveis pelos mais contundentes sucessos na implementação do projeto SEO:
- Planejamento Estratégico do Projeto de SEO;
- Otimização On-Page – parte de tecnologia do Site (relacionados a “amigabilidade” da plataforma);
- Geração de conteúdos relevantes;
- Link Building – Off-Page;
- Monitoramento e análise de dados;
- UX (User Experience) – experiência do usuário.
Essas definições de etapas são ilustrativas e não devem, necessariamente, ser feitas uma de cada vez ou seguindo a ordem exposta acima. Elas possuem interseções umas com as outras, e são vistas como um grande ciclo de trabalho que vai ganhando forma e conquistando objetivos ao longo do tempo.
SEO e o Futuro
É mais que um fato que o Google e os demais mecanismos de buscas vão seguir se desenvolvendo e expandindo seus campos de atuação. Avanços como o Machine Learning e demais inovações nos campos de inteligência artificial, o surgimento e constante de desenvolvimento de novos nichos, como o da Realidade Virtual, vão seguir alterando e moldando o mundo ao nosso redor. Com eles, mudam-se tendências, padrões e hábitos das pessoas.
Por consequência, as intenções e maneiras como os usuários realizam suas buscas vão se modificando, o que vai seguir forçando toda a indústria do SEO a continuar acompanhando as tendências tecnológicas da nossa era. Portanto, pode-se concluir que é de essencial importância a todo e qualquer empreendedor e/ou gestor com pensamento de longo prazo, que se exerça o devido investimento no futuro de sua plataforma. É primordial que se invista em ter tráfegos relevantes e sustentáveis ao longo do tempo. É mais que fundamental que se faça os devidos investimentos no SEO.