A importância dos Backlinks para ranquear no Google
O link building é uma estratégia importante em um trabalho de SEO, e os backlinks desempenham um papel crucial no ranqueamento de um site na primeira página dos motores de busca. O Google vê links como “termômetros” que ajudam a medir a popularidade e a relevância de um domínio. Atualmente, os algoritmos são capazes de interpretar links e saber se eles são condizentes com o conteúdo de um site.
Os backlinks ajudam a atribuir valores por meio de algoritmos, indicando confiabilidade e popularidade na rede. O marketing digital é pautado pela relevância de conteúdo, e essa notabilidade pode ser construída com um bom trabalho de link building. Um blog ou site sem links não é capaz de se posicionar bem, e ignorar esse trabalho comprometerá seriamente o tráfego orgânico.
Pensando nesse assunto, preparamos um artigo para ajudar você a entender mais sobre backlinks e o impacto dessa tática no SEO!
O que são backlinks?
Backlinks são links que qualquer site recebe de domínios ou subdomínios apontando para ele. Os backlinks internos são páginas que linkam para outras em um mesmo domínio, e os externos são links de conteúdos relevantes de outros sites, com o objetivo de citar ou complementar conteúdo com fontes confiáveis e de pessoas que são autoridade em determinado assunto.
Também conhecidos como inbound links, os backlinks são posicionados estrategicamente em algum conteúdo que recebe ou aponta para algum site de assuntos de interesses em comum.
Tipos de backlinks
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Link Juice
O link juice é um link que traz o usuário de uma página para algum dos artigos ou para a home do site, otimizando o ranking da página nos sites de busca.
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Nofollow Links
A tag “nofollow” é utilizada para evitar que links adicionados na caixa de comentários sirvam de backlinks para outros sites.
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Dofollow Links
Por outro lado, a tag “dofollow” permite que todo e qualquer links adicionado atue como backlink.
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Root Domains Links
O root domain links diz respeito à quantidade de backlinks que chegam ao seu site a partir de um domínio, isto é, caso hajam muitos links apontados para um domínio, apenas um deles será quantificado
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Low Quality Links
Este tipo de backlink é altamente prejudicial para o tráfego e o SEO de um site ou blog, uma vez que advém de fontes duvidosas, com conteúdos impróprios ou de baixa relevância.
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Anchor Text
O texto âncora é o hiperlink do conteúdo, pautado em palavras-chave específicas, que ajudam a aumentar a autoridade do site.
Qual a importância dos links para alcançar a primeira página do Google?
Para conquistar links, é preciso realizar um planejamento de conteúdo relevante e de alta qualidade, além de aplicar táticas de link building após prospectar sites e grandes portais de notícias. Ou seja, é essencial conciliar estratégias On Page e Off Page.
Aumentar o Domain Authority e a Page Authority com conteúdos ricos e backlinks de qualidade influencia positivamente no posicionamento de um site nos SERPs, porém, este processo deve acontecer espontaneamente. O DA e o PA são algumas das metas mais importantes em um site, uma vez que a relevância e a autoridade de páginas de um site ou de um domínio impactam diretamente na audiência, que se torna mais fiel e oferece um tráfego escalável.
A compra de backlinks é uma prática frequente, apesar de não estar de acordo com as diretrizes do Google. A princípio, a ideia parece vantajosa, mas a longo prazo pode prejudicar seriamente a sustentabilidade de resultados. É imprescindível que os links internos e externos estejam consonantes com o conteúdo publicado e que as publicações sejam 100% originais e interessantes para o público.
Dúvidas sobre backlinks? Deixe um comentário para que a gente possa ajudar você!