Nas aulas anteriores, foram mostradas diferentes estratégias de otimização. Além disso, foram apresentadas também as diferenças entre otimização onpage e offpage.
Otimização onpage se refere às modificações que você deve fazer no código do seu site, tais como:
Otimização offpage se resume aos sites que estão apontando para o seu e como estão fazendo isso. São considerados os seguintes fatores:
A otimização onpage DEVE ser realizada em seu site, contudo são os fatores offpage que farão a diferença entre estar ou não no topo dos resultados das buscas.
Neste exemplo, iremos analisar o 1º lugar para uma busca feita no Google para a palavra-chave “clique aqui”.
Como você pôde ver na figura 1, o 1º colocado é o site www.adobe.com.
Mas surge a pergunta: porque adobe.com é o 1º colocado para uma busca com esses termos?
Seria mais razoável se fosse para as seguintes palavras:
Algumas coisas que você deve notar na Figura 1 (acima):
1) A palavra “clique aqui” não está presente no título da página.
2) A palavra “clique aqui” não está presente na URL.
3) A palavra “clique aqui” não está presente nem na descrição mostrada no Google.
Agora, vamos voltar ao resultado da busca e entrar no site.
Abaixo, segue um print da página que estamos analisando:
Observando a figura 2, percebemos que a palavra “clique aqui” não aparece nenhuma vez no site!
Se todos os fatores de otimização onpage que muitas empresas e pessoas julgam mais importantes fossem verdade, você não acha que o 1º lugar do ranking para estes termos deveria ser outro site?
Fatores de otimização como:
Não são fatores críticos em relação a se posicionar bem para certas palavras-chaves.
SIM, você deve distribuir sua palavra-chave pelo decorrer de sua página e realizar todas as outras estratégias de otimização onpage que mencionamos nas aulas anteriores. Isso fará a diferença na hora do Google determinar o posicionamento do seu site em relação ao seu concorrente de Page Rank parecido com o seu. Mas queremos que aprenda uma coisa: é a otimização offpage que irá melhorar drasticamente seu posicionamento nas engines de busca, principalmente Google, Yahoo e MSN.
Vamos mostrar então porque adobe.com é o 1º colocado para a palavra-chave “clique aqui”.
Esse resultado é devido aos links que apontam para ele. Mais especificamente quem está apontando e como estão fazendo.
Vamos ver na prática:
Primeiro, devemos ir até o Google e fazer uma busca com o termo link:http://www.adobe.com/br/products/acrobat/readstep2.html. Esta busca irá retornar os links que apontam para o site da adobe.com, o qual é o 1º colocado para “clique aqui”.
Como podemos observar na figura 3, o Google nos retornou um número de aproximadamente 5600 links, o que é uma quantidade muita boa. Além disso, observando com um pouco mais de calma, vemos que os sites que apontam para o adobe.com são sites importantes e com Page Rank elevado. Dentre eles, podemos citar: Unibanco, IBM, TVE, sites do poder público como Detran, Tribunais de Justiça, Universidades, etc.
Um outro aspecto interessante é com relação ao anchor text utilizado pelos sites que apontam para o nosso 1º colocado.
Na figura 4 é mostrado o link presente no site do Greenpeace Brasil. Repare que nossa palavra “clique aqui” está presente no texto do link. E isso também acontece nos links de vários outros sites.
As duas principais razões para que adobe.com esteja em 1º lugar no rank para a palavra-chave “clique aqui”:
1. Os sites que possuem links para adobe.com possuem Page Rank alto.
2. Os sites que possuem links para adobe.com utilizam as palavras-chaves “clique” e “aqui” nos textos dos links.
Existem mais alguns fatores de otimização offpage que possam estar contribuindo para o site adobe.com estar rankeado na 1º posição. Porém, essas duas são as principais razões.
Espero que você tenha percebido o poder e a importância da otimização offpage.