O Valor das Mídias Sociais
A revolução dos consumidores já está acontecendo. E você? Sabe onde está?
Já parou para pensar que o “Darwinismo Digital” (quando a sociedade e a tecnologia evoluem mais rápido que a habilidade de adaptação das empresas) é uma ameaça para todos os empreendimentos digitais, incluindo o seu?
Não importa se você é um profissional de marketing, dono de um pequeno negócio ou um grande empreendedor. É seu trabalho entender como os consumidores estão conectados e como as conversas sociais influenciam sua marca.
Para entender melhor o valor das mídias sociais para o seu site e outros aspectos de SEO inscreva-se no nosso curso presencial.
É só conversa ou existe conversão em vendas nas mídias sociais?
As redes sociais permitem a criação de um novo mundo. Neste mundo, as pessoas podem se conectar com mais indivíduos do que conseguiriam no mundo offline, escrever livremente e alcançar vários amigos ao mesmo tempo, procurar opiniões sobre produtos, eventos e muito mais.
No entanto, o mundo online não está isolado do mundo offline. O comportamento nas mídias sociais influencia tomadas de decisões fora da internet. A grande sacada é entender quem são seus consumidores em potencial nas mídias sociais e criar estratégias que os engajem e guiem para a conversão desejada.
As Redes Sociais influenciam na minha estratégia de SEO?
Todos vocês devem achar que o SEO e as mídias sociais estão conectados, mas como?
Quanto mais você entende a natureza e a força das diversas conexões, melhor será seu foco nos esforços e atividades para gerar resultados. Matt Cutts, engenheiro-chefe do time anti-spam do Google, disse:
“Eu fiz um vídeo em Maio de 2010 no qual eu disse que nós não usamos o “social” como um sinal, e na época, nós não usávamos isso como sinal, mas agora, nós estamos gravando isso em Dezembro de 2010, e nós estamos usando isso como sinal.”
Isso significa que o Google inclui informações das mídias sociais no cálculo da relevância de um site. Porém, saber quais mídias sociais influenciam mais e como exatamente elas influenciam, é difícil de responder, pois o algoritmo do Google é secreto. O que podemos adiantar é que, segundo Matt Cutts, não importa se você cria milhares de links para seu site nas mídias sociais e tem milhões de seguidores, deve haver um contexto para a relevância ser percebida.
Existem várias atividades que você pode fazer durante a execução de uma campanha de marketing de mídias sociais que terá impactos positivos sobre sua estratégia de SEO (os tweets e shares, por exemplo).
A prática de estimular comentários, revisões e links do seu site nas redes sociais é muito valiosa, pois é possível que quando alguém procure por um produto ou serviço, encontre referências que acabam aumentando a confiança e convertendo visitas para seu site ou blog. Quando isso acontece, sua estratégia de SEO agradece!
Facebook, Twitter, Linkedin e Google+. Qual a diferença entre estas mídias sociais?
O Facebook é a maior plataforma com mais de 800 milhões de usuários no mundo inteiro, sendo aproximadamente 5% do Brasil. Ao criar uma fan page no Facebook, além de criar um alto engajamento com os usuários, pode ainda aumentar o tráfego para o seu site (contribuindo para um PageRank mais alto).
Mas não basta somente ter muitos fãs no facebook e muitos links para seu site, é necessário focar em qualidade e dar atenção para cada novo fã em sua página. Dessa forma será recompensado com altas taxas de conversão. Além das informações básicas que ele dispõe (idade, status do relacionamento, interesses, informações de trabalho e educação), o Facebook ainda conta com diversos aplicativos com finalidades diversas.
Além do Facebook de ter uma grande quantidade de usuários, permite um conhecimento mais detalhado e personalizado dos usuários.
Principal Vantagem: Aumento significativo do engajamento com os clientes.
Principal Desvantagem: Consome muito tempo.
A grande vantagem do Twitter é a simplicidade. Por ser baseado em mensagens curtas, a transmissão é muito rápida e objetiva.
Na timeline, estão os tweets (mensagens de até 140 caracteres) e retweets (compartilhamento de um tweet na própria timeline) de quem você segue. O compatilhamento é instantâneo e quanto mais perfis você segue, mais dinâmica ficará sua timeline. Por este motivo, dificilmente um usuário irá vasculhar os tweets antigos de seu perfil, ou seja, a frequência das postagens deve ser maior que no Facebook e Linkedin para mostrar que você “existe”.
Faça um teste: Compartilhe algum link para seu site no twitter, peça para seus seguidores darem retweet (sim, pedir é uma boa prática!) e acompanhe o tráfego do seu site no Google Analytics. Você notará um pico de acessos no momento em que compartilhou.
Principal Vantagem: Rapidez na transmissão da mensagem.
Principal Desvantagem: Não disponibiliza informações detalhadas sobre os usuários.
Linkedin é uma rede social para contatos profissionais. Seu perfil é composto por informações básicas, histórico profissional/escolar e habilidades profissionais. Através da sua rede você pode recomendar colegas de trabalho, criar e colaborar em projetos, divulgar seu negócio, e o mais importante: criar novos contatos (o tão falado networking).
Agora é só utilizar estas características do Linkedin para beneficiar sua estratégia SEO. Crie uma rede de contatos com pessoas do seu segmento e expanda, se puder. Muitos destes são donos de sites e blogs importantes para seu negócio. Esta é a oportunidade perfeita para aumentar as chances de conseguir guest posts. Bingo!
Principal Vantagem: Identificação de fornecedores e colaboradores potenciais.
Principal Desvantagem: Funciona melhor para negócios B2B (business-to-business).
Google+
Google+ rapidamente se tornou um rival de redes sociais para o Facebook. Os usuários do Google+ dizem que a interface é mais limpa e com menos poluição de informações que a do Facebook.
Para tal, a rede social oferece uma forma eficiente de gestão de conteúdo que facilita a configuração de privacidade, no qual é possível compartilhar conteúdo diferenciado com os diversos grupos criados por você, usando os círculos.
Outra peculiaridade do Google+ é o Hangout, um serviço de vídeo conferência que permite a realização de chats com até 10 pessoas simultaneamente.
No entanto, a principal diferenciação do Google+ para as outras mídias sociais é a capacidade de integração na atmosfera Google. Por exemplo, a integração do Google com dispositivos móveis é um sucesso, através de aplicativos para se conectar usando o Android e fazer upload instantâneo de conteúdo para as mídias sociais.
Com todas estas características de integração, você deve estar pensando que o Google+ tem um grande efeito no SEO. Exato!
Semelhante ao “Curtir” do Facebook, o Google+ tem o “+1”, que você já deve ter visto – ao lado das SERPs – enquanto realizava uma busca no Google. Quando você ou seus contatos do Google+ clicam no “+1” para um site na página de resultados do Google, este ganha uma relevância maior em suas buscas. Ou seja, a relevância das páginas se torna personalizada!
Principal Vantagem: Os hangouts do Google são ótimos para lançar um novo produto, ou promover conversas em tempo real com seus clientes.
Principal Desvantagem: Atualmente, o perfil dos usuários que utilizam o Google+ é formado por fotógrafos e outros relacionados a tecnologia. Ou seja, é vantajoso para quem trabalha com estes públicos-alvo.
“A utilização das mídias sociais é uma tendência global. Ficar fora dela é desenvolver uma desvantagem competitiva.”
Ainda restou alguma dúvida em mídias sociais? Tenho certeza que várias! Ficaremos muito felizes em saber quais são e respondê-las logo abaixo, nos comentários. Aproveite!
PS: Em breve postarei detalhes de como utilizar cada uma destas mídias sociais para SEO. Fiquem atentos!
Ótimo artigo. Vale lembrar que o Youtube também não deixa de ser uma rede social, e influencia também no SEO do seu site. O Like do Youtube também acaba influenciando na relevância dos vídeos.
Trabalhar com palavras-chaves em todas essas redes é essencial para a melhoria de SEO das páginas.
Ótimo comentário Jônathas! O youtube realmente influencia muito no SEO. Afinal, todos os produtos Google estão integrados e são utilizados para inferir a relevância dos sites. A utilização de cada ferramenta vai depender do segmento e, consequentemente do foco do site.
Muito bom, algo que eu ja havia notado, além do grande volume de trafego que as midias sociais trazem, o google ainda indexa seu conteúdo, vale a pena!
Exatamente Leandro!
Olá Gil,
Ótimo artigo, a partir dele consegui ter uma visão macro do assunto, mas, com você mesmo disse ainda pernanecem algumas dúvidas e a minha pergunta é: Numa pesquisa em que o usuário não possui uma conta Google, os sites com recomendações do Google+ apareceram para ele nos resultado de pesquisa naturais? Ou melhor o fato de um site ter recomendações afeta tanto o usuário com conta Google com aquele que não tem?
PArabéns pelo artigo. Em nosso escritório buscamos através das redes sociais atualizar nossos clientes e a sociedade sobre as novas legislações. Ex disso foi a lei das domésticas.
Bjos
Karen