O Botão +1 do Google e o Conteúdo Recomendado
O Google divulgou no dia 26 de Julho que o botão +1 de sua rede social, o Google+, tem uma nova função: recomendar outros conteúdos do mesmo site, sendo páginas do mesmo domínio ou subdomínio.
Segundo o próprio Google, a mudança veio a partir de pedidos dos usuários e administradores dos sites. “Frequentemente ouvimos as pessoas dizerem que gostariam de ver mais do que é recomendado por seus amigos”, em comunicado no próprio blog da empresa.
Tomemos o próprio exemplo usado no blog do Google:
Ao clicar no botão +1 surgem recomendações a respeito de outros conteúdos que também receberam +1 e que poderiam ser interessantes para o usuário. No caso da imagem acima, o Google Calendar e o Picasa seriam esses links internos recomendados.
As recomendações irão surgir para usuários logados ou não em contas do Google. Se o site já possui o botão de +1 implementado em sua estrutura, nada mais é preciso fazer – ele se adequará automaticamente. A atualização está disponível para os desenvolvedores do Google e está em fase de testes, sendo liberada para os demais usuários do Google+ em breve.
E no SEO, o que muda?
Este formato de recomendação de páginas dentro do próprio site pelo botão +1 não deve ser confundido com o compartilhamento de links internos. O que acontece é o estímulo de navegação interna, melhorando o índice de pageviews e páginas por visita, podendo aumentar também o tempo de permanência do usuário no site e nas páginas que foram recomendadas. Tudo isso potencializa a experiência do usuário no site, melhorando a usabilidade e fazendo com que o usuário queira voltar ao site no futuro. Esse desenvolvimento são bem vistas pelo Google e ganharam maior destaque com o Google Panda.
A presença nas redes sociais, principalmente no Google+, também não sofre alteração nenhuma com a atualização. Vale lembrar que o botão +1 é um voto para indicar que você gostou do conteúdo, mas ele não aparece automaticamente no seu mural. Para isso, é necessário clicar no botão Compartilhar, também do Google+.
Paula Borges,
Gostei muito da informação transmitda por você no artigo. E confesso que ainda não tinha uma idéia clara deste novo botão. Mas com certeza vou colocá-lo em meu blog o que pode me ajudar também em SEO.
Grato e até breve.
Excelente informação ! Não utilizava , mas agora vou reconsiderar a importância do mesmo para alavancar.
Uma coisa que percebi e que na minha opinião “atrapalha” o uso desse botão é que o Google sempre pede para o usuário se logar no Google para conseguir registrar seu clique no botão +1. É isso mesmo?