Entendendo o Feed
Hoje vamos falar sobre outro fator que também tem uma grande participação na otimização de sites: o Feed. Usado principalmente em blogs, é um grande meio de divulgação de conteúdo, principalmente para aquelas pessoas que não tem muito tempo para ficar navegando em um mesmo site.
Com o crescimento do uso de smartphones e a chegada do Flipboard e do Google Currents, o Feed tornou-se mais uma maneira de manter-se informado adequadamente sem perder muito tempo.
Mas o que é o Feed?
O termo vem do verbo em inglês “to feed”, que significa alimentar. O nome ficou Feed porque, através deste mecanismo, é possível reunir grande parte do conteúdo de um site dentro de um mesmo arquivo XML e direciona-lo para o leitor, como se estivesse alimentando-o.
Através do Feed o leitor do site ou do blog fica sabendo dos posts e conteúdos mais recentes sem precisar acessar o site. Em resumo, o Feed é uma lista com as novas e principais postagens de um site, feito em linguagem XML, e direcionado para quem tem interesse naquele assunto.
E o assinante?
O assinante de um Feed é a pessoa que recebe as atualizações do site ou do blog em linguagem XML. Para que a pessoa possa ler o arquivo que recebe, será necessário um agregador de Feeds.
Conhecendo os agregadores de Feeds
Agregadores de feeds são programas que administram o conteúdo proveniente dos feeds de um assinante. De maneira geral, são aplicativos que informam sobre as atualizações dos sites e blogs assinados sem que o assinante tenha que visitá-los. Permite também que o assinante gerencie seus feeds de maneira semelhante à organização de uma caixa de e-mail.
Alguns sites e programas disponibilizam algum tipo de sistema de Feeds e permitem adicionar links de feeds de um ou vários sites em um mesmo agregador. Vejam alguns exemplos abaixo:
- Navegadores: Mozilla Firefox, Safari e Internet Explorer 7.0. Neste caso, ao clicar no ícone de Feed do site, uma nova janela será aberta e você poderá adicionar o Feed daquele site aos Favoritos, onde poderá ter acesso às atualizações daquele site ou blog.
- Aplicativos de Desktop: Microsoft Outlook.
- Aplicativos Web: BlogTok, Newshutch e Google Reader.
Gerenciadores de feed
Outra coisa que pode ajudar ainda mais no papel de difusão de conteúdo do feed são os gerenciadores. O FeedBurner, por exemplo, é uma ótima ferramenta para divulgar e distribuir com mais praticidade o conteúdo de um blog aos seus leitores. Para começar a usá-lo basta cadastrar o blog na ferramenta, sem a necessidade de configurar muitos detalhes.
E o Feed ajuda no SEO?
Quanto maior a quantidade de assinantes que o Feed de um site tem, melhor para o site. Além do conteúdo do site ser direcionado para mais pessoas, haverá uma geração maior de links externos apontando para o site.
Também existem websites em que é possível submeter arquivos de Feed. Assim, usuários daquele site interessados no feed do seu site podem utilizá-lo como meio de informação em suas respectivas páginas, gerando ainda mais links externos.
Além da questão do link building, um dos pontos mais importantes é a comodidade que o assinante do Feed tem em receber as notícias e conteúdo do seu interesse, sem precisar deslocar-se para o site. Isso é um estímulo para atrair ainda mais leitores, justamente porque aumenta a experiência do usuário, mesmo que fora do seu site, o que ajuda a desenvolver ainda mais a usabilidade.
Outro dia me perguntaram o que era o “quadradinho laranja” que aparecia em alguns sites e quando explicamos, muita gente continua sem entender. Acredito que muitas pessoas nem imaginam o que seja o feed. A postagem ficou muito clara e com certeza vou recomendá-la para quem tiver essa dúvida!
Olá João, tudo bem?
Muito obrigada pelos elogios. O nosso objetivo aqui é explicar tudo de uma maneira bem simples, para que todos possam usufruir o melhor da web.
Até mais =]
Bem legal a postagem!
Quais leitores de feed vocês recomendariam?
O FlipBoard e o Google Currents leem todos os tipos de feed?
Abraços