KEI (Keyword Effectiveness Index)

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Neste post, vou apresentar mais um fator importante na hora de realizar uma pesquisa de palavras-chave, principalmente em termos de avaliação da concorrência que um site possui nos mecanismos de busca. Trata-se da KEI (Keword Effectiveness Index, ou em Português, Índice de Efetividade de Palavra-chave), a qual é uma forma de medir a efetividade de uma palavra-chave em termos de procura e competitividade. Basicamente, quanto maior a KEI, mais procurada é uma palavra-chave e menor é a sua concorrência.

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A fórmula da KEI é baseada em 3 axiomas:

1- A KEI de uma palavra-chave deve aumentar caso a popularidade da palavra-chave aumente, onde esta popularidade nada mais é do que a quantidade de buscas pela palavra-chave em um mecanismo de busca.

2- A KEI de uma palavra-chave deve diminuir caso a palavra-chave se torne mais competitiva. Em muitos casos, esta competitividade é medida basicamente contando o número de sites que uma ferramenta de busca (ex: Google) retorna para uma pesquisa. Obs: Considerar este número de resultados como competitividade não é uma boa métrica – no final do post, será fornecida uma dica sobre como obter uma competitividade mais adequada e real.

3- Se uma palavra-chave se torna ao mesmo tempo mais popular e mais competitiva, porém mantém a proporção entre popularidade e competitividade, sua KEI deve aumentar. Ex: suponha que uma palavra-chave tenha 50 buscas mensais e que uma pesquisa por ela no Google retorne 100 resultados. Neste caso, temos uma proporção de 0,5 (500/1.000). Suponha agora que esta mesma palavra-chave passe a possuir 5.000 buscas mensais e que a quantidade de resultados retornados pelo Google seja 10.000. Apesar da proporção entre popularidade e competitividade se manter em 0,5 (5.000/10.000), é fácil perceber que o custo-benefício de uma otimização para o segundo caso seria maior, tendo em vista que ficar bem posicionado para um termo com 5000 buscas é bem melhor do que para um termo com 50, mesmo que o 1º apresente uma concorrência maior também.

Uma fórmula que cobre todos os 3 axiomas pode ser KEI = P² / C, isto é, o quadrado da Popularidade dividido pela Competitividade de uma palavra-chave.

Esta não é a única forma de calcular a KEI para uma keyword. Dependendo do peso que você der à Popularidade P, a fórmula pode mudar, como por exemplo: P³/C. Desta forma, estamos atribuindo maior importância à Popularidade frente à Competitividade da uma palavra-chave. Esta situação se aplica em casos onde você tem uma base sólida de conhecimentos de SEO ou não esteja tão preocupado com a concorrência. Caso não seja esta a sua realidade, tente dar maior importância à competitividade C, atribuindo  valores menores ao expoente do P, como por exemplo 1,5. Lembre-se de que este valor deve ser sempre maior do que 1.

Dica: quando for calcular a Competitividade (C) de uma palavra-chave, utilize o número de resultados retornado para uma busca feita entre aspas (exact match) ou então, utilizando os operadores allintitle ou allinanchor. Desta forma, podemos ter uma avaliação mais real da concorrência em termos de SEO.

Créditos: esta fórmula foi criada por Sumantra Roy e é utilizada pelo WordTracker e em diversas outras ferramentas de palavras-chave na Internet.

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7 comentários para “KEI (Keyword Effectiveness Index)

  1. olha não entendi aonde isto vai me ajudar,mas de alguma forma deve valer pra alguém,mas dentro da minha ingnoracia em termos de linguagem MAQUINA acho que o problema esta am mim,espero saber como faço para usar esta palavra KEY para meu beneficio,ABRAÇOS

  2. Além da popularidade precisamos nos preocupar com a concorrência sobre determinadas palavras-chave que podem acabar tornando a otimização do site algo muito demorado para alcançar resultados.

    O profissional deve estar preparado para oferecer sobre soluções que envolvem o marketing digital.

    Um grande nível de detalhe nesse post.

  3. Obrigado Leandro, bom resumo do KEI. Começamos a utilizar este indicador e nos ajuda a direcionar nossos esforços. Algumas palavras que a principio seriam evidentes, mostram-se muito competitivas através do KEI e portanto não são tão valiosas. Também acho que o uso de allinanchor (KOI) e allintitle (KFI) é até mais efetivo para vias de análise de competitividade. Estes indicadores são uma excelente forma de parametrizar algumas ações de SEO para que a implementação não seja tão subjetiva.

  4. Oi Leandro,
    Muito bom ter pessoas entendidas assim como você na net.
    É bom lembrar também que se a competição aumentar, as palavras-chaves de “long tail” (maior numero de palavras) podem ser uma boa alternativa para que seus futuros clientes possam te encontrar com mais facilidade e eficácia.
    Esse assunto é complicado, mas importante.
    Bom trabalho,
    Cléia

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