Faça sua Loja Virtual Vender mais no Natal 2014
Assim como todas as partes de um negócio, pensar em SEO requer planejamento e consciência de que as coisas não acontecerão do dia para a noite. O Natal 2013 já chegou, então agora é a hora de começar a pensar nas ações para 2014.
Se você não fez um planejamento de SEO para este Natal, faça questão de aprimorá-lo para o próximo ano. Veja aqui alguns pontos que são fundamentais para que o trabalho traga os resultados.
Aproveite o interesse
O Natal é conhecido pelo período de confraternização, mas para as lojas virtuais, essa época do ano pode ser vista também como uma grande oportunidade de potencializar as vendas.
E praticar o SEO é uma das melhores formas para atrair clientes, mas esse trabalho, para que seja feito com sucesso e tenha os melhores resultados, não pode ser iniciado em cima da hora.
Uma das primeiras coisas que deve ser pensada para uma loja virtual aproveitar bem épocas como a do Natal é oferecer um ambiente agradável de navegação para o visitante, fazendo com que ele não tenha dificuldades para encontrar os produtos que deseja e, logo na sequência, que consiga realizar a compra de uma forma simples e rápida.
Essa lógica segue a do estabelecimento físico, afinal todo mundo espera ter facilidade de compra em qualquer ambiente que se esteja.
Se na loja física o ambiente precisa ser prático e atrativo ao consumidor, o mesmo se pode dizer a respeito da loja virtual.
Outra questão que vem das lojas físicas e que deve ser muito explorada virtualmente é a organização dos produtos. O potencial comprador precisa ter uma gama de opções disponíveis precisando se mover o mínimo possível dentro do site.
Além disso, oferecer produtos relacionados ao que ele está pesquisando ou comprando sempre é muito importante. Se um cliente procura por skate, por exemplo, provavelmente ele também vai precisar de um capacete e uma joelheira.
Você oferecendo essa oportunidade de compra no mesmo ambiente aumenta suas chances de sucesso.
“Tocando” o produto
Uma desvantagem da loja virtual que faz com muitos compradores prefiram locais físicos é a não possibilidade de ver o produto com “os próprios olhos” e não poder tocá-lo, o que não traz aquela sensação de compra por impulso, como muitos fazem ao ver, de fato, uma mercadoria.
Essa questão provavelmente nunca terá solução, mas existem técnicas que podem minimizar esse problema. Uma delas é você dar o máximo de informação possível sobre o produto no qual o consumidor está interessado.
Se ele quiser uma câmera, não basta ele saber quantos megapixels e quanto de zoom ela tem.
É necessário informar se ela funciona com pilha ou com bateria e outras coisas que não podem deixar de ser informadas, como peso e acessórios que a acompanha, além, é claro, das informações de compra, como o número máximo de parcelas de um determinado produto.
O cliente nunca pode ficar em dúvida sobre uma informação, afinal no site não há ninguém para atendê-lo, e uma simples dúvida não sanada pode representar uma não compra.
Além da descrição, há também a possibilidade de usar o recurso “zoom in” para que seja possível ver mais detalhes.
Riqueza de fotos em diversos ângulos e a utilização de vídeo aumentam as chances de interesse do comprador.
Do PC ao mobile
Cada vez mais a internet é acessada através de dispositivos móveis, logo, tão importante quanto ter um site visualmente agradável e fácil de navegar é fazer com que ele funcione bem tanto para computadores quanto para celulares, tablets e outras plataformas.
Ter um site que possibilite que diversos tipos de visitantes o acessem é sinônimo de maior visibilidade do produto, pois ele não irá ficar restrito somente a um determinado tipo de usuário da internet.
Dê dicas sobre o que há na página
Outra questão muito importante a ser tratada é a URL. Ela precisa ser “amigável”, para que o consumidor tenha pistas, ainda nos buscadores, do que ele pode encontrar ao entrar no site.
Uma URL www.meusite.com.br/ps4-com-menor-preco-do-brasil terá muito mais possibilidade de clique do que uma URL que direcione para o mesmo produto, porém que não dê informações, como www.meusite.com.br/index.php?m=48.
Quanto mais informação o potencial comprador tiver antes mesmo de entrar no site, maior a probabilidade dele escolher a sua página em detrimento da do concorrente.
Palavras-chave
Entender a necessidade do consumidor é muito importante para que você consiga atrair não só o seu público-alvo, mas também aquelas pessoas que ainda não tomaram uma decisão de qual será o produto a ser comprado.
Se o potencial comprador está indeciso, é natural que ele utilize palavras-chave mais genéricas nos sites buscas. Ex: se ele quer um presente criativo e já o possui em mente, ele irá digitar o nome desse produto no buscador.
Porém, caso ainda esteja em dúvida, é muito provável que ele simplesmente digite “presente criativo”.
Fazer um rápido estudo das principais palavras-chave pesquisadas nas épocas comemorativas – se fizer com foco no natal, melhor ainda – aumenta significantemente a chance de você aumentar o tráfego do seu site.
Uma página que pode te ajudar a descobrir o que essas pessoas mais procuram é o http://ubersuggest.org/, que dá os principais resultados de busca de determinadas palavras-chave.
Ao digitar “presente de natal” neste site, descobre-se que “presente de natal”, “presente de natal para namorado” e “presente de natal criativo” são as palavras-chave mais digitadas nos buscadores brasileiros.
O poder das redes sociais
Para ter relevância e estar bem posicionado no Google é imprescindível que você esteja nas principais redes sociais, como Facebook, Twitter, Google Plus e as demais que você julgar necessárias.
Mas a grande questão não é somente estar nesses ambientes, é necessário que seja feito um bom trabalho, como estar sempre disponível para atender os clientes.
É necessário também trabalhar bem as chamadas de ação (que veremos mais no próximo tópico) e usá-las de forma harmoniosa com o site, sem forçar o clique. Quanto mais natural for a reação do usuário ao conteúdo, melhor.
Um bom trabalho nas redes sociais pode significar não só maior satisfação dos clientes e maior possibilidade de conseguir novos compradores, mas também de ter publicidade de forma gratuita.
Afinal toda vez que determinado conteúdo for compartilhado isso significará que mais pessoas vão estar expostas à sua mensagem.
Por esse motivo, estimular a interação dos usuários é peça chave no sucesso de vendas.
Um comprador feliz com o serviço oferecido certamente vai publicar ao em alguma rede social elogiando o produto ou a empresa, o que é extremamente saudável para seu negócio.
Chamada de ação
Chamada de ação nada mais é do que um recurso para você estimular uma ação do visitante toda vez que ele vê ou então lê algo no seu site.
Um “mais informações” ou então “compre agora” depois do visitante ver um produto é um bom exemplo de uma chamada de ação.
Para que se consiga uma chamada de ação de sucesso é necessário que se crie uma estratégia dentro do site. Após acessar a página, o que você quer que o visitante faça?
Se você quer que ele leia um texto, por exemplo, uma chamada “saiba mais” irá prender a atenção de quem está interessado no conteúdo.
É importante destacar também que essas chamadas de ação não podem poluir visualmente a página, para que o visitante não se veja com muitas informações e decida por não clicar em nenhuma.
Dê vantagens ao comprador
Trabalhar bem o site e as redes sociais é fundamental, mas lembre-se sempre que essas são questões para você ficar bem posicionado no Google, que nada mais é do que uma ferramenta.
Seu trabalho não pode ser focado em ferramentas, mas sim em pessoas.
Faça o seu cliente se sentir especial, dê algumas vantagens às vezes.
Um frete grátis ou um brinde uma vez ou outra fará ele se sentir importante, e quanto mais importante um cliente se sente, mais chances dele ter fidelidade a sua loja.