Twitter: mensagens com links aumentam engajamento, diz estudo
Um estudo da Simply Measured sobre o comportamento das grandes marcas no Twitter revelou que postar mensagens com links atrai mais a atenção dos seguidores e, consequentemente, gera mais engajamento.
Segundo os dados coletados, os microblogs que colocavam um link, seja ele externo ou então direcionando para uma imagem dentro do próprio Twitter, tinham 11% a mais de engajamento em relação aos que eram publicados somente com texto. A porcentagem de engajamento foi ainda maior com as publicações que disponibilizavam dois ou mais links, tendo 52% a mais de participação se comparado ao que tinha um link e 71% a mais em relação aos que não tinham nenhum.
A explicação para este maior engajamento seria que um link que direciona para uma imagem é mais atrativo em relação ao texto, enquanto o que direciona para um conteúdo off-Twitter é o que os seguidores esperam das marcas.
O estudo também revelou que grandes marcas como a Google, EA, Amazon, Ebay e Disney trabalham quase que exclusivamente com mensagens com links.
As Top 10 marcas têm, em mais de 95% do seu tempo, mensagens com links:
O que pode-se tirar como lição desse estudo é que dar a oportunidade do seu seguidor ir além do conteúdo do Twitter aumentam sua exposição e a probabilidade de sucesso no desenvolvimento do trabalho.
Quantidade de tweets
Uma questão recorrente é o número máximo e mínimo de posts que um perfil deve ter por dia, semana e mês. Se postar pouco, pode parecer que sua marca não dá muita importância para o Twitter, ou até mesmo que ele está abandonado, enquanto postagens em excesso podem acabar saturando a relação com o seguidor, que pode deixar de te seguir.
Em outro tópico desse profundo estudo, a Simply Measured detectou que, independente do ramo de atuação, as grandes marcas dão grande atenção ao microblog, já que foi constatado que 98% delas fizeram pelo menos uma postagem no último trimestre, enquanto 92% delas fazem, no mínimo, uma postagem por dia.
O número entre os perfis das grandes marcas que fazem entre uma e cinco postagens, contabilizando respostas e retweets, faz o percentual cair, mas mesmo assim se manter alto: 42%.
Apenas 7% dessas marcas ultrapassam o número de 25 mensagens por dia, enquanto 78% fazem menos de 15 postagens em um período de 24 horas
Conteúdo “retuitável” e´primordial para o engajamento
Um conteúdo que faça o seu seguidor sentir a necessidade de retuitar ou então de favoritar a mensagem é essencial para que você consiga um engajamento satisfatório.
91% de todas as interações nos posts vem através de um retweet ou de um “favorito”, aponta o estudo
Aproveite esses dados e, caso você ainda não os aplique no seu perfil, passe a usá-los e obtenha melhores resultados