Google testa o Grafo do Conhecimento para Google Shopping PLA
O gigante do mundo cibernético começou novos testes no Grafo do Conhecimento (em inglês, Google Knowledge Graph).
Figura 1
Antigamente, anúncios no grafo do conhecimento que apresentavam listas locais redirecionadas ao Google+ e serviços de streaming (figura 1), como o Google Play, já poderiam ser visualizados. Essa é a primeira vez que o Google Shopping foca nos anúncios do grafo do conhecimento.
Ao clicar no ícone “i” ao lado da tag patrocinada, um pop-up aparece explicando o anúncio e o porquê de ser apresentado ao consumidor (figura 2). É o mesmo aviso tradicional da lista de produtos dos anúncios.
Figura 2
Essa nova opção do grafo do conhecimento é oriunda do Google+, o qual se mantem em destaque da lista do Google Shopping.
Esse tipo de opção é visto no desktop, mas não para dispositivos móveis. Anúncios tradicionais da Amazon, por exemplo, já que ela se recusa a participar do Google Shopping, muitas vezes apareceram na primeira opção em pesquisas nos dispositivos móveis e nos desktop, nos testes feitos.
Uma comparação pode ser feita com as atuais PLAs para o livro “Good to Great’, onde tendem a inclinar o grafo do conhecimento orgânico para baixo com uma repetição somente visual da capa do livro (figura 3).
Figura 3
A nova versão substitui sutilmente o link da loja na parte superior com uma série de anúncios com o link do título do livro para uma página linkada diretamente para o Google Shopping.