Google Docs lança Add-On Store
O Google anunciou o lançamento do add-on store para planilha de Google Docs e aplicativos para desenvolvimento de textos. A loja possui uma semelhança ao Chrome Web Store, que atualmente possui cerca de 50 add-ons, tendo mais em vista.
Segundo a empresa, a ideia é fornecer aos usuários ferramentas que possibilitem o acesso a mais recursos – principalmente aqueles que estão disponíveis no próprio Google.
Um dos parceiros da ideia é o Avery Label Merge, que permite ao usuário mesclar planilhas de dados do Google com etiquetas de endereço da Avery.
Outra ferramenta que deu uma amplitude maior ao Google Docs é a EasyBib’s Bibliography Creator, que possibilita uma busca mais ampla sobre fontes, autores, editoras, datas de publicação de um texto.
Ainda pode-se incluir o Mailchimp (figura 1) como parceiro nessa novidade, gerando uma nova possibilidade de envio de e-mails personalizados através do Google Docs.
Além do Letter Feed para o rastreamento de alterações do documento, PandaDoc para assinaturas eletrônicas e o Uberconference, que integra as ferramentas de chamadas em conferência ao Docs.
Figura 1
A add-on store está disponível a direita de menu do Google Docs (figura 2). Por enquanto só é visível a documentos de textos e planilhas. O suporte para o Google Slides e o Google Forms são projetos mais adiante.
Figura 2
Os desenvolvedores que não foram convidados pelo Google para participarem do projeto também serão capazes de escrever aplicações para a loja, mas por enquanto, eles têm de ser aprovados. A empresa diz que vai analisar cada add-on e, em seguida, caso forem aprovados, entrarão para a listagem de aplicativos.
Os aplicativos são movidos por Google Apps Script (que é baseado em JavaScript) e dá uma visibilidade de construção destes add-ons com muita simplicidade.
Com a ajuda desses add-ons, o Google está claramente esperando para criar um ecossistema de desenvolvedores ao redor do Docs. Talvez o mais importante dessas integrações é que vai torná-lo mais competitivo, em um cenário onde a Microsoft agora está finalmente transformando as versões online do Office em um sistema concreto.
Para muitos usuários do Office em desktop, a capacidade de trazer complementos para as versões desktop do Word ou Excel continua sendo uma importante questão para as vendas.
Gostei muito dos artigos do seu site e vou estudar para me aperfeiçoar mais.obrigado.