Google Panda 4.0 – Saiba as principais implicações para o seu negócio!
O Panda 4.0 é a nova atualização do algoritmo do Google para classificação de sites com base no seu conteúdo. A cada atualização, o Google pretende diminuir o ranqueamento de sites que têm pouco conteúdo ou de baixa qualidade para colocar no topo aqueles sites que são mais relevantes para o usuário.
Quando, no dia 20 de maio, Matt Cutts anunciou a atualização do Panda, com o lançamento do 4.0, a agitação no mercado começou: o que vai mudar? Como o meu site ou blog será ranqueado nas buscas orgânicas com os novos critérios do Google?
Na verdade, ninguém sabe exatamente quais os novos critérios utilizados pelo Panda para classificar a relevância dos sites. O que se sabe é que o Panda surpreendeu com a grande queda no ranqueamento de grandes sites, como o eBay e o ask.com, nas buscas em inglês. Já alguns sites, como o glassdoor.com e o buzzfeed.com, subiram expressivamente de lugar nas impressões. Com esses dados, a gente nota que, de fato, o algoritmo está muito mais rigoroso em identificar aqueles sites que publicam conteúdo original, útil e interessante para o usuário, e não apenas textos que buscam atrair compradores.
O eBay, por exemplo, não tem conteúdo nas categorias; o foco é a exibição dos produtos. As descrições destes produtos são feitas por usuários do site, que muitas vezes fazem cópias de termos técnicos e não estão preocupados, obviamente, com a usabilidade. Um dica boa seria ficar atento ao Mercado Livre, aqui no Brasil, porque é um site com características semelhantes ao eBay.
Já o Buzzfeed é um grande portal com conteúdo único, extenso e com foco na informação e no entretenimento. O foco do site é fazer o conteúdo se espalhar. Para o algoritmo do Google, este é um site que apresenta exatamente o que os usuários estão procurando, uma vez que seu conteúdo é constantemente viralizado.
Além disso, qualquer avaliação dos resultados que surgiram logo após a atualização do Panda pode ser precipitada. O crescimento e a queda no ranqueamento podem ser temporários, consequência de alguma atualização específica dos sites. A pouca visibilidade de uma semana, por exemplo, pode ser decorrente de uma alta visibilidade na semana anterior, quando o site apresentou novos conteúdos.
Dessa forma, não acredite em listas e rankings publicados logo após o lançamento do Panda 4.0. Fazer uma avaliação profissional do seu tráfego é a única maneira confiável de você saber se qualquer atualização do algoritmo do Google te ajudou ou prejudicou nos seus resultados de busca orgânica. Se você percebeu um aumento significativo, nota-se que está no caminho certo. Se, ao contrário, houve uma queda muito grande no seu ranqueamento, reconfigure as suas estratégias de conteúdo.
Ou seja, não tenha dúvida: produza conteúdo colocando em primeiro lugar a experiência do usuário e não os seus objetivos de marketing. Aliar o melhor conteúdo ao que você pretende como estratégia comercial será sempre o grande desafio! Lembre-se que conteúdo de qualidade é o primeiro passo para conseguir backlinks de autoridade. E são esses backlinks, vindos de sites que o usuário confia, que são essenciais para aumentar o seu lugar na visualização das buscas.
E mais! Além de ficar atento à relevância e utilidade do seu conteúdo, preste atenção à sua originalidade! Diga não aos conteúdos duplicados! Você precisa sempre se perguntar: o que estamos fazendo que se destaca dos outros conteúdos sobre o assunto? Estamos falando o mesmo que muitos sites ou trazemos, de fato, um “algo a mais”? O que faremos para que o site se torne excepcional?
Responder a estas perguntas pode ser o grande caminho para o sucesso do seu ranqueamento em tempos de Google Panda 4.0.
Olá gostei muito da postagem, e fiquei com algumas duvidas, será que vcs pode me ajudar?
Posso ser penalizado pelo google por ter conteúdo duplicado? Como sei se fui penalizado pelo google? e o que acontece se eu for penalizado? Desde já agradeço.
Ótima postagem, isso é real, já fui penalizado por conteúdo duplicado.