10 requisitos de SEO na hora de escolher uma plataforma de e-commerce
Quais recursos de SEO você deve procurar e entender antes da escolha de uma plataforma para sua loja virtual?
A maioria das plataformas de e-commerce apresentam-se como “amigáveis” às estratégias de SEO, porém não possuem vários recursos importantes. Se você está escolhendo algum tipo de plataforma de e-commerce, compare a partir destes 10 requisitos. Eles são essenciais para otimizar a sua loja virtual e trazer resultados positivos.
1. Controle dos Título da Página
O título da página é provavelmente o elemento mais importante em termos de SEO. É fundamental que sua plataforma de e-commerce proporcione a possibilidade de alterar os títulos das páginas para adequá-las e otimizá-las para melhorar o ranqueamento do site. Fique atento, pois algumas plataformas permitem a alteração do título das páginas de produtos, mas não das categorias e marcas.
2. URLs Amigáveis
Escolha uma plataforma na qual seja possível alterar as URLs dos produtos e das demais páginas e deixá-las visualmente atrativa para os clientes:
www.seusite.com.br/product.asp.%%code14p58 (URL ruim)
www.seusite.com.br/p/nome-do-produto (URL amigável)
3. Redirecionamento 301
Escolha uma plataforma que permita a você realizar redirecionamentos. Muitas vezes, páginas são deletadas quando produtos não são mais fabricados ou quando ocorrem alterações em nomes de categorias, produtos ou marcas. O redirecionamento permitirá a você desviar o fluxo de visitas e da relevância de páginas deletadas ou alteradas para outras URLs que ainda estão ativas.
4. Liberdade para Categorização
A habilidade de criar e organizar bem as marcas e categorias do site de forma taxonômica vai melhorar a navegação em seu site e alavancar o seu SEO. Além disso, é essencial que as páginas de marcas e categorias tenham a liberdade de ser otimizadas com conteúdo (texto, imagens e vídeos), levando a um aumento no número de visitantes.
5. Controle de Meta Description
Procure uma plataforma que permita a edição de cada meta description individualmente, pois elas irão garantir o aumento de cliques nos resultados de busca.
6. Canonical
A inclusão da tag canonical correta indexa e ranqueia o conteúdo, que pode ser acessado a partir de diferentes URLs. Por exemplo, uma página de uma categoria com filtros diversos pode ser acessada a partir de várias URLs.
7. Estrutura Amigável de Navegação e Pesquisa
Os usuários, sejam clientes ou o próprio Google, precisam de facilidade para navegar em sua loja virtual. Escolha uma plataforma que atenda aos seguintes requisitos:
- Menus de navegação que possam ser editados individualmente.
- Links de navegação primária com textos e não imagens.
- Site que pode ser navegado sem Java ou Flash.
- Manter o mínimo de links duplicados e inúteis.
8. XML Sitemap
Possuir um sitemap.xml não melhorará o seu ranking nos sistemas de busca, porém ajudará o Google a localizar, rastrear e indexar novas páginas de maneira mais rápida. Além disso, uma plataforma de comércio eletrônico com geração automática de sitemap.xml facilitará a criação e a atualização do seu site.
9. Velocidade de Carregamento
Plataformas rápidas são melhores para SEO e para usuários, além de aumentarem a taxa de visitas ao site. Priorize plataformas que utilizam cloud computing.
10. Google Analytics
Um dos requisitos mais importantes é que a plataforma suporte a configuração de e-commerce do Google Analytics. Isso irá permitir que você veja relatórios detalhados das vendas, do ticket médio e todas as métricas para saber como o seu e-commerce está vendendo.
Essas são as 10 características fundamentais que você precisa levar em consideração na hora de decidir sobre a plataforma do seu e-commerce. Mas fique ligado! Os próximos posts também serão bem úteis para otimizar a sua loja virtual, garantir boas taxas de conversão e aumentar o seu ranqueamento.
Até a próxima!
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Atualizado em 18/09/2018 às 17:08
O Magento se encaixa em todas esses requisitos, mais é preciso muito estudo na plataforma, pois a mesma é complexa e de difícil compreensão para iniciantes.
Muito bom o artigo!
Sempre estou acompanhado todos aqui!
Eu recomendo a Plataforma Prestashop para e-commerce. Ja uso ha alguns anos e é bem simples e nunca estudei programação, porem, aprendi mto com essa Plataforma.
Sobre as URLs amigáveis existem algumas pessoas que afirmam que é melhor trabalhar sempre com uma barra “/” no final. É válida essa afirmação? Ou é apenas superstição?
Obrigado!
Olá Isaac. Isso é apenas superstição. Colocar ou não a barra no final vai da forma como você implementa e não influencia no ranqueamento.
Excelente matéria, o maior problema é que 90% das plataformas para e-commerce ”alugadas” não possuem o redirecionamento301.
Destaco também outras informações que acho super relevantes para SEO: Upload de arquivos de imagem com nomes otimizados, preenchimento dos atributos ALT e TITLE.