ASO – Otimização de aplicativos para App Store
ASO (App Store Optimization) é o termo utilizado para otimização de resultados de busca para lojas de aplicativos como a apple store e play store.
O método é semelhante ao SEO (Otimização de sites para mecanismos de buscas), só que para aplicativos mobile.
Segundo o Google, os smartphones cresceram 112% em participação na internet de 2014 até 2015 e as constantes atualizações de versões têm incentivado a tendência e, alinhado a isso, observamos o crescimento do uso de aplicativos.
Se pensarmos bem, existem diversos aplicativos mobile que fazem funções semelhantes e a ASO promete ajudar as app stores a entregar resultados mais revelantes ao usuário.
Essa estratégia é uma tendência no mercado digital. Ela é importante para as empresas que desejam ter mais visibilidade para os seus aplicativos nas apps stores. aos usuários mobile.
Já para os desenvolvedores de aplicativo será fundamental conhecer estratégias ligadas à ASO para que possam obter melhores resultados para seus clientes.
Cauda longa nas buscas
Essa tendência de crescimento nas buscas ASO faz parte de uma expansão da cauda longa das buscas bastante explorada pelo Google desde sua criação.
Os pilares do ASO
A busca em uma app store é feita de uma forma diferente em relação a uma SERP, pois a tendência é que o usuário digite o nome do aplicativo e não uma descrição daquilo que ele precisa.
O ASO pode ser divido em 3 objetivos:
– Encontrar as palavras-chave exatas
– Atingir um bom ranqueamento para essas palavras
– Potencializar a taxa de downloads
Além das constantes atualizações que têm ocorrido nos dispositivos móveis, o Google também confirmou uso de inteligência artificial na exibição dos resultados (veja mais). Por isso, disputa por um posicionamento de primeira página nas buscas deverá ir além dos mecanismos de busca (SERP) tradicionais e atingirá as apps stores.
É bem interessante.