Link Building como estratégia de Autoridade em SEO

Link Building como estratégia de Autoridade em SEO

15 Comentários »

O que é mais importante? Você se autodenominar como alguém que entende de um determinado assunto ou terceiros dizerem isso sobre você?
Os mecanismos de busca consideram que é muito mais vantajoso que alguém fale a seu respeito. Ter outro site direcionando para o seu é um dos fatores decisivos. Partindo disso, temos o conceito que conhecemos como autoridade para SEO.

Apesar de ser o último pilar a ser feito em um projeto de SEO, o link building pode ser o mais eficiente do ponto de vista de posicionamento da página.
Entretanto, ao desenvolver esse trabalho é importante também dar atenção à parte tecnológica do site.

Não basta ter um link direcionado para o seu site de forma aleatória, é necessário que o conteúdo se encaixe perfeitamente naquilo que é mencionado e aí entra o pilar de conteúdo.

 

piramide-autoridade-seo-master

 

Link building e Autoridade

Autoridade é uma métrica que mensura o quanto você é relevante para o assunto em questão. É a sua reputação frente aos outros sites que falam do mesmo tema.
Para que o trabalho traga resultados e os buscadores entendam que o conteúdo é relevante, é importante que o seu conteúdo esteja presente em sites realmente importantes ao seu negócio.

Atualmente, uma das principais estratégias utilizadas em SEO é o chamado Link Building, no qual uma equipe especializada ou de assessoria de imprensa gera conteúdos interessantes e relevantes para os usuários. Com esses conteúdos em mãos, é feita uma divulgação direcionada a outros sites e blogs importantes que podem se interessar pelo assunto. O grande diferencial de um bom trabalho link building é a capacidade de inserir nos textos links que realmente sejam necessários para agregar valor à informação. É isso que vai fazer com que veículos direcionem o link para o site que está sendo trabalhado.

Algumas empresas optam pela negociação de links com outros sites. É preciso ter cuidado com esse tipo de ação. Algumas estratégias podem não ser bem vistas pelos buscadores, principalmente pelo Google, se consideradas como Black Hat.  Nesses casos, existe a possibilidade de punição por parte do Google.

Checklist de ações para Link building

– Pesquise a palavra-chave desejada e identifique se o volume de buscas por esse termo justifica a ação.

– Procure por sites relevantes que podem compartilhar o seu conteúdo e entenda se o seu conteúdo se enquadra no padrão desses sites.

– Desenvolva um conteúdo de qualidade, informativo, mas que contenha as palavras-chave mais utilizadas na busca de uma “forma natural” (o uso repetido de palavras-chave em um mesmo conteúdo é chamada de keyword stuffing, uma ação black hat e portanto passível de punição).

– Compartilhe esse conteúdopor meio das ferramentas que você tem em mãos, como por exemplo: redes sociais, e-mail marketing.

Ferramentas

Algumas ferramentas, como o Moz Bar permitem a mensuração da Autoridade do Domínio, conhecida pela sigla DA e a Autoridade da Página, conhecida pela sigla PA.
A diferença entre DA e PA é que um mede a Autoridade do Domínio como um todo e a PA somente da página analisada.

A SEO Master pode auxiliar no desenvolvimento do seu projeto de SEO, conheça nossos serviços.

15 comentários para “Link Building como estratégia de Autoridade em SEO

  1. Parabéns pela matéria, está em sintonia com aquilo que tenho estudado atualmente, link building hoje é geração de conteúdo interessante e de qualidade apontando para seu site que seja relevante a outros sites.

  2. Boa matéria. Realmente o link building é de extrema importância, porém complicado de ser feito. Necessário paciência, conhecimento e dedicação.

  3. Boa tarde pessoal do SEO Master, voltei para fazer uma pergunta sobre o assunto de link building.

    Quando se envia press release a blogs e revistas, muitas vezes colocamos um link do e-commerce dentro do texto da postagem e outro no rodapé onde existem os dados da empresa, então quando o blog publica este press release na integra, ele acaba apontando dois links para o mesmo destino dentro da postagem. Existe alguma orientação oficial do Google em relação a isso ser prejudicial ao blog?

    1. Olá Leandro.
      Não existe uma orientação oficial do Google sobre isso.

      A nossa indicação é que o formato de release seja enviado somente para veículos online.
      No caso de blog, é melhor fazer um artigo que leve em consideração as características do blog para conseguir um conteúdo adaptado aos leitores.
      Dessa forma, não indicamos inserir os dados da empresa em um artigo para blog.

      Seguindo essa prática, não teremos a duplicidade de links na publicação, o que é realmente ruim para o site.
      No caso estou considerando que os 2 links apontam para a mesma URL.

      Abraços!

  4. Muito interessante. Esse conhecimento está restrito a blogs de excelente qualidade como o SEO máster e ainda não faz parte da grade das escolas de engenharia mais tradicionais do país. Obrigado por compartilhar.

  5. Opa, post sensacional!

    Se vocês do seomaster permitir quero ajudar um pouquinho também.

    O Link Building funciona melhor ainda para aquelas pessoas que já se estabeleceram como especialistas em seus campos de atuação.

    Então, a melhor coisa a se fazer é construir uma reputação dentro do seu nicho o quanto antes, “criando conteúdos”.

    Leva tempo para construir e expor sua marca para o público, então o melhor conselho que posso dar é primeiro focar em fazer amizades com os especialistas na sua área.

    Aconselho visitar seus sites e blogs, se apresentando e comentando nos posts.

    Você também pode segui-los nas redes sociais como instagram, Twitter e Facebook, mas certifique-se de que eles sabem que você está seguindo para que eles retribuam o follow.

    Então, é hora de construir seu relacionamento com eles espontaneamente, compartilhando seus conteúdos nas redes sociais. Com certeza, essa atitude será valorizada no futuro.

    Obrigado!

    Abraços e sucesso!
    Valdinei Martins

  6. Eu achei que o “aproach” muito aguádo, link building não trata apenas de conteúdo relevante , esta muito mais mais para rede de relacionamentos.

  7. Pessoal, vejo que alguns sites e blogs de “notícias” sobre um tema específico funcionam na verdade como repositórios de notícias de outros portais “oficiais”. Eles simplesmente copiam a matéria original e postam uma parte ou na íntegra, e colocam no final da matéria uma linha informando a “fonte: XYZ”.

    Isso caracteriza conteúdo duplicado, certo? Mas, visto que tais repositórios de notícias sobrevivem online e são bem visitados, o que falar do Google? Ele ignora a duplicidade? Ele entende que é uma boa intenção pois o novo site está criando uma categorização/filtragem de conteúdo?

    Levanto uma dúvida relacionada: Existem pessoas comuns que se tornam celebridades na imprensa, como alguns advogados, por exemplo, que dão manifestos sobre temas em evidência e aparecem em diversos jornais. Esses manifestos são geralmente postados nas páginas oficiais dos veículos online, em formato de matéria textual e possuem muita visibilidade.

    Visto que o manifesto é de autoria do advogado, nesse exemplo, ele poderia copiar o conteúdo dessa matéria e postar em seu site pessoal? Isso iria gerar conteúdo duplicado… Porém, o que fazer? O Google entenderia que na verdade o conteúdo possui parte da propriedade herdada pelo advogado?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SP São Paulo (11) 3042-2224
RJ Rio de Janeiro (21) 3942-5555 Travessa Domingos Cândido Peixoto, 501, Casa 1, Icaraí, Niterói-RJ