Otimize as URLs do seu e-commerce
Otimizar as URLs do site é uma das estratégias de SEO mais importantes para aumentar os resultados de busca orgânica e melhorar a experiência do usuário. Nas lojas virtuais, a otimização das URLs é fundamental para um impacto positivo na visibilidade do e-commerce e para o seu consequente aumento na conversão.
É claro que as URLs são determinadas pela sua plataforma de hospedagem, mas quase todas podem ser modificadas para atingir objetivos de SEO. Por isso, mãos à obra!
URL descritiva e concisa
No passado recente, URLs longas, com muitas pastas e palavras, representavam um grande problema para o rastreamento dos sistemas de busca. Em alguns casos, os “labirintos” e “armadilhas” criadas por URLs complexas impediam os mecanismos do Google de listar o site, cortando todo o fluxo de pesquisa orgânica e diminuindo significativamente os acessos.
Atualmente, sistemas de busca como Google ou Bing são capazes de ignorar inteligentemente longas palavras, pastas e parâmetros nas URLs, mas a sua otimização continua sendo de extrema importância para o SEO. Por isso, utilizar palavras descritivas nas URLs é uma estratégia que permite que os algoritmos percebam para quais tipos de pesquisa a página pode ser relevante. Além disso, quando os clientes vêem a sua URL, podem decidir se o seu site é o mais indicado para satisfazer suas necessidades ou não. Isso melhora a experiência do seu provável consumidor e afeta diretamente nos resultados do seu e-commerce.
Por exemplo, uma pessoa que está à procura de um apartamento para alugar no centro de São Paulo e tem os links abaixo como resultados de sua busca no Google tenderá a clicar em qual?
www.sitefake.com.br/apartamento-aluguel-centro-são-paulo.html
www.fakesite.com.br/home_detalhes.aps?folder.apartamento-html
Obviamente o primeiro site é mais atrativo, pois já diz em sua URL que oferece exatamente o que a pessoa está procurando.
Mas o que faz uma URL ser “otimizada”?
Uma URL otimizada, que irá atrair visualmente os clientes, deve ser curta, relevante e única. Ela deve conter os principais aspectos do produto em questão, como marca, categoria, cor, modelo e tamanho, mas não deve ser tão longa: o ideal é que tenha entre três e cinco palavras e o foco esteja nas principais características do produto ou da página.
Entretanto, algumas marcas, categorias, cores, modelos e tamanhos não são tão descritivas por si mesmo. Nesses casos, o ideal é realizar uma pesquisa de palavras-chave para descobrir quais as palavras mais usadas pelos clientes para encontrarem o que desejam. Com esse resultado, deve-se adicionar estas palavras às URLs, de acordo com o espaço disponível.
Além disso, outro detalhe importante é a ordem das palavras. É essencial realizar um estudo para conhecer quais características das consultas são mais relevantes e adaptar as URLs às formas como os clientes pesquisam os produtos que desejam.
E ainda:
– use apenas caracteres alfanuméricos minúsculos (abc);
– troque espaços, grifos, sublinhados e outros caracteres que separam as palavras por um hífen (-);
– remova todos os caracteres especiais, como pontos de exclamação, símbolos e apóstrofos;
– remova todos os códigos que for possível da URL.
E como fazer isso na prática? Como exemplo, vamos levar em consideração uma loja de roupas e um cliente que esteja à procura de uma calça jeans slim da Ralph Lauren.
Uma URL amigável para o produto seria www.lojaderoupa.com.br/p/calça-jeans-ralph-lauren-slim.
Já uma URL para essa categoria “calças jeans” e “slim” seria www.lojaderoupa.com.br/c/calças-jeans/slim .
Entretanto, muitos clientes pesquisam já a marca da calça jeans, então a URL ideal para isso seria www.lojaderoupa.com.br/c/ralph-lauren .
Outra excelente estratégia, utilizada por vários sites, é a criação de blogs com conteúdo exclusivo e otimizado, atraindo ainda mais clientes. Mas lembre-se! Também é necessário otimizar as URLs do blog, por exemplo:
www.lojaderoupa.com.br/blog-de-roupa
E também as URLs dos artigos postados: www.lojaderoupa.com.br/blog-de-roupa/calças-da-ralph-lauren
Fique atento!! URLs amigáveis não são a solução mágica para que seu site apareça nas primeiras posições dos sistemas de busca de todo o mundo, mas são consideradas uma das melhores estratégias para que isso ocorra. Otimizar as suas URLs pode ser um primeiro passo importante para a sua caminhada em direção ao aumento da sua conversão. Pense nisso!
Muito bom esse post, vai ajudar muito.
Olá, excelente artigo, mas como fazer isso na plataforma Woocommerce exemplo: meusite/calçados/tênis-preto e não meusite/p/calçados/tênis-preto poderia me informar por favor obrigado
Olá Fábio.
A segunda opção com o p de produto também pode ser utilizada, aliás fica mais coerente.
O exemplo da Ralph Lauren no artigo apresenta uma situação parecida.