Como a morte de Paul Walker influenciou o SEO
Com a morte do ator Paul Walker a discussão de colocar links externos em sites veio à tona novamente.
Tudo começou depois que um webmaster iniciou um tópico no fórum Webmaster World dizendo que estava comovido com todo o trabalho de caridade desenvolvido pelo ator, e que gostaria de linkar em seus sites as páginas das instituições de caridade que o ator apoiava.
Ele escreveu assim:
Eu decidi que o mínimo que eu posso fazer é colocar o link da fundação de caridade dele no rodapé dos meus sites com uma indicação simples “Por favor, faça uma doação para roww.org”. E uma coisa tão pequena já apresenta um problema: o Google.
Enquanto eu particularmente não me importo se a instituição é séria ou não, a simples menção de uma página de caridade no meu site faz com que meu site pareça um template, e a última coisa que eu preciso é que o site de caridade seja prejudicado e muito menos o meu site.
É seguro (de acordo com o algoritmo do Google) colocar um links de um site de caridade em suas páginas?
Essa discussão é sempre um ponto delicado para a questão de SEO, pois a política do Google restringe o uso de links externos e pune o site (seja ignorando o link ou removendo o conteúdo) que faz uso “indevido” segundo as regras que a empresa dita.
No caso citado, o webmaster quer colocar um link no rodapé, usar a palavra doação, que geralmente está ligada a spam e o link ainda é “dofollow”. O receio do webmaster é que essas características juntas no mesmo link poderiam ser entendidas como spam pelo robô de indexação.
Essa política rigorosa do Google desperta dúvidas de como agir quando realmente é necessário colocar um link.
O que você pensa a respeito?