Por que os consumidores preferem a busca orgânica?

Por que os consumidores preferem a busca orgânica?

10 Comentários »

A cada dia que passa, a busca por produtos e serviços através da internet se intensifica cada vez mais. Muitas pessoas abandonaram os shoppings e as lojas de rua e começaram a comprar de uma forma mais confortável: sem sair de casa.

Estar nos mecanismos de busca é uma forma de atrair maior visibilidade e tentar promover o seu site ou loja virtual. Atualmente, por exemplo, 93% do tráfego de toda internet provém do Google!

Dessa forma, se a sua empresa deseja se destacar, é extremamente vantajoso para ela estar na primeira página de busca do Google, seja por meio de resultados orgânicos ou links patrocinados.

O que muita gente não sabe é que uma forma influencia mais a decisão do usuário do que a outra.

Mas, antes, é melhor explicarmos e distinguirmos ambas.

Os resultados orgânicos são as URLs que aparecem listadas, em ordem de relevância, nas ferramentas de busca, sem o uso de propagandas.

Já os links patrocinados são os anúncios  que, hoje, ocupam o topo das páginas de busca. No Google, são promovidos pelo serviço de publicidade AdWords que utiliza o modelo pay-per-click (PPC).

 

Busca Orgânica x Links PatrocinadosBusca Orgânica x Links Patrocinados (2018)

 

Pesquisas revelam que 70-95% dos usuários dão preferência aos resultados orgânicos de sites de pesquisa, enquanto 5-30% clicam nos links patrocinados.

Em média, dentre 100 buscas, resultados orgânicos são clicados 54 vezes, quase vinte vezes a mais que os ~2,8 cliques que os links patrocinados detém.

Mas por que isso acontece? Uma das causas para isso é que muitas pessoas ainda enxergam os links patrocinados como uma forma de publicidade que — por ser paga — não passa tanta credibilidade. Na visão do público, qualquer um que tenha dinheiro pode estar ali, independente da qualidade de seu produto ou serviço.

Outro fator importante é a intenção do usuário em relação a sua busca. Em uma campanha de links patrocinados, um site que vende brinquedos pode muito bem pagar pela long tail “diversão infantil”. Contudo, se o usuário não estiver com a intenção de comprar nada — apenas conhecer algumas brincadeiras para animar uma festa de criança — ocorre o que chamamos de rejeição (bounce). O usuário entra no site, verifica que ali não existe o que ele procurava e sai sem interagir com outras partes.

Ou seja, ainda que links patrocinados possam gerar alguns acessos, a probabilidade de conversão pode não acompanhar.

Esses exemplos demonstram a necessidade, cada vez maior, de se investir em Search Engine Optimization (SEO). A otimização de sites é a alternativa mais procurada quando se trata de aumentar a visibilidade de uma marca e ao mesmo tempo atrair mais usuários para suas páginas.

Estar bem posicionado na busca orgânica é, hoje, essencial para as empresas que desejam atrair mais clientes e consequentemente aumentar sua renda — principalmente se for um site e-commerce.

Portanto, podemos concluir que um dos principais motivos pelo qual os consumidores preferem as buscas orgânicas é a visibilidade e credibilidade que as empresas transmitem estando bem posicionadas. Por causa disso, muitas das estratégias digitais adotadas pelas empresas se valem do potencial das buscas para fortalecer a presença da marca no ambiente online.

A estratégia de links patrocinados, se feita de maneira correta, ainda é útil para empresas que desejam anunciar seus produtos e serviços a curto prazo. Mas para empresas que queiram atrair cada vez mais leads e transformá-los em clientes, definitivamente a técnica mais recomendada é o SEO.

 

Atualizado em 11/09/2018 às 14:19

 

10 comentários para “Por que os consumidores preferem a busca orgânica?

  1. Artigo excelente acredito que pagar para anunciar no Google é sim recomendado para ter um alcance maior melhor ainda é trabalhar com SEO, uma vez que sua página esteja bem posicionada não é necessário investir-se em adwords com tanta frequência.

  2. Obrigada pelos comentários! Realmente quando se trata de conquistar maior credibilidade o SEO é a técnica mais indicada. Fico feliz que tenham gostado do artigo. Até a próxima!

  3. este assunto é muito interessante porque ser colocado num dos primeiros no resultado de busca, sem patrocinar, é realmente um desafio que requer conhecimento técnico.

  4. Excelente Matéria. Graças a publicações feitas por profissionais como você nós temos que dedicar mais tempo para ter credibilidade. Obrigado

  5. Acredito que a busca orgânica traz mais resultado do que o pago, devido o conteúdo ser de importância para o consumidor. O importante é investir em conteúdo de qualidade.

  6. Ótimo artigo Will. Essa de que as pessoas mais velhas dão mais valor aos links pagos eu sempre imaginei, mas não tinha certeza.
    Sobre a pesquisa dos 80% SEO vs 20% PPC você pode divulgar a fonte para aprofundar mais?
    Continue com o bom trabalho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SP São Paulo (11) 3042-2224
RJ Rio de Janeiro (21) 3942-5555 Travessa Domingos Cândido Peixoto, 501, Casa 1, Icaraí, Niterói-RJ