Por que os consumidores preferem a busca orgânica?
A cada dia que passa, a busca por produtos e serviços através da internet se intensifica cada vez mais. Muitas pessoas abandonaram os shoppings e as lojas de rua e começaram a comprar de uma forma mais confortável: sem sair de casa.
Estar nos mecanismos de busca é uma forma de atrair maior visibilidade e tentar promover o seu site ou loja virtual. Atualmente, por exemplo, 93% do tráfego de toda internet provém do Google!
Dessa forma, se a sua empresa deseja se destacar, é extremamente vantajoso para ela estar na primeira página de busca do Google, seja por meio de resultados orgânicos ou links patrocinados.
O que muita gente não sabe é que uma forma influencia mais a decisão do usuário do que a outra.
Mas, antes, é melhor explicarmos e distinguirmos ambas.
Os resultados orgânicos são as URLs que aparecem listadas, em ordem de relevância, nas ferramentas de busca, sem o uso de propagandas.
Já os links patrocinados são os anúncios que, hoje, ocupam o topo das páginas de busca. No Google, são promovidos pelo serviço de publicidade AdWords que utiliza o modelo pay-per-click (PPC).
Busca Orgânica x Links Patrocinados (2018)
Pesquisas revelam que 70-95% dos usuários dão preferência aos resultados orgânicos de sites de pesquisa, enquanto 5-30% clicam nos links patrocinados.
Em média, dentre 100 buscas, resultados orgânicos são clicados 54 vezes, quase vinte vezes a mais que os ~2,8 cliques que os links patrocinados detém.
Mas por que isso acontece? Uma das causas para isso é que muitas pessoas ainda enxergam os links patrocinados como uma forma de publicidade que — por ser paga — não passa tanta credibilidade. Na visão do público, qualquer um que tenha dinheiro pode estar ali, independente da qualidade de seu produto ou serviço.
Outro fator importante é a intenção do usuário em relação a sua busca. Em uma campanha de links patrocinados, um site que vende brinquedos pode muito bem pagar pela long tail “diversão infantil”. Contudo, se o usuário não estiver com a intenção de comprar nada — apenas conhecer algumas brincadeiras para animar uma festa de criança — ocorre o que chamamos de rejeição (bounce). O usuário entra no site, verifica que ali não existe o que ele procurava e sai sem interagir com outras partes.
Ou seja, ainda que links patrocinados possam gerar alguns acessos, a probabilidade de conversão pode não acompanhar.
Esses exemplos demonstram a necessidade, cada vez maior, de se investir em Search Engine Optimization (SEO). A otimização de sites é a alternativa mais procurada quando se trata de aumentar a visibilidade de uma marca e ao mesmo tempo atrair mais usuários para suas páginas.
Estar bem posicionado na busca orgânica é, hoje, essencial para as empresas que desejam atrair mais clientes e consequentemente aumentar sua renda — principalmente se for um site e-commerce.
Portanto, podemos concluir que um dos principais motivos pelo qual os consumidores preferem as buscas orgânicas é a visibilidade e credibilidade que as empresas transmitem estando bem posicionadas. Por causa disso, muitas das estratégias digitais adotadas pelas empresas se valem do potencial das buscas para fortalecer a presença da marca no ambiente online.
A estratégia de links patrocinados, se feita de maneira correta, ainda é útil para empresas que desejam anunciar seus produtos e serviços a curto prazo. Mas para empresas que queiram atrair cada vez mais leads e transformá-los em clientes, definitivamente a técnica mais recomendada é o SEO.
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Atualizado em 11/09/2018 às 14:19
Ola
Realmente links orgânicos, são melhores porém toma muito tempo mas vale a pena, o resultado é a médio e logo prazo.
Jose carlos
Obrigado ao SEO MASTER por compartilhar conhecimento. De fato os links patrocinados até trazem visitas ao site. Porém, a taxa de conversão não tão expressiva.
Artigo excelente acredito que pagar para anunciar no Google é sim recomendado para ter um alcance maior melhor ainda é trabalhar com SEO, uma vez que sua página esteja bem posicionada não é necessário investir-se em adwords com tanta frequência.
Obrigada pelos comentários! Realmente quando se trata de conquistar maior credibilidade o SEO é a técnica mais indicada. Fico feliz que tenham gostado do artigo. Até a próxima!
este assunto é muito interessante porque ser colocado num dos primeiros no resultado de busca, sem patrocinar, é realmente um desafio que requer conhecimento técnico.
Excelente Matéria. Graças a publicações feitas por profissionais como você nós temos que dedicar mais tempo para ter credibilidade. Obrigado
Acredito que a busca orgânica traz mais resultado do que o pago, devido o conteúdo ser de importância para o consumidor. O importante é investir em conteúdo de qualidade.
Ótimo artigo Will. Essa de que as pessoas mais velhas dão mais valor aos links pagos eu sempre imaginei, mas não tinha certeza.
Sobre a pesquisa dos 80% SEO vs 20% PPC você pode divulgar a fonte para aprofundar mais?
Continue com o bom trabalho!
orgânica ainda ganha dos pagos de longe, uma boa otimização é muito válida se queremos resultados !
Mas chegar até o topo é muito trabalho, até parece fácil mas não é.