5 motivos para usar o CRM
Muitas empresas de SEO tem dificuldade de lidar com o volume de informação que administram todos os dias. Na maioria das vezes tentam criar diversas planilhas que servirão para guiá-los.
Mas porque ficar perdendo tempo com isso se você pode utilizar uma ferramenta que faz grande parte do trabalho por você?
A sigla CRM, que vem do inglês “Customer Relationship Management”, é utilizada para definir uma estratégia empresarial que se utiliza de um conjunto de ferramentas com o objetivo de gerar valor para o cliente por intermédio de um bom relacionamento.
- Figura 1: Ciclo do CRM
Dentre suas diversas funções, o CRM ajuda as empresas a perceber seus cliente potenciais, medir sua satisfação, analisar seu perfil e, principalmente, organizar suas atividades.
Para todas as empresas de plantão, aí vão 5 motivos para usar uma ferramenta CRM:
Centraliza as informações dos clientes
O CRM permite que você guarde todas as informações de um determinado cliente em seu sistema. Sendo assim, a equipe de vendas não precisa perder tempo procurando informações.
Em um único lugar eles encontram dados demográficos, de contato, preferências e características de todos eles.
Organiza suas atividades.
Aquilo que você chamava de agenda é coisa do passado. Agora com o CRM você consegue organizar todas as suas atividades sem se preocupar em ficar visualizando todos dias para saber quando será a próxima.
O CRM te avisa quando, qual e com quem será a sua próxima atividade. Quer mais moleza do que essa?
Ajuda a aumentar suas vendas
Ele oferece aos seus usuários uma página para cada cliente, seja ele potencial ou não, contendo todas as informações necessárias.
A partir disso, a equipe comercial consegue ver quais estratégias estão ou não dando certo, para quais clientes devem dar mais atenção, quais estão satisfeitos e quais não estão. Sendo assim, fica mais fácil perceber o que deve ou não ser modificado.
Comunicação mais efetiva
Conhecer bem para quem você vende é a forma mais fácil de saber como atraí-lo. Por causa disso, o CRM é um ótimo aliado em questão de comunicação.
A partir das informações você é capaz de saber com quem está lidando e como abordar. Isso faz com que o cliente fique mais a vontade, além de aumentar as chances de fidelização.
Fornece dados estatísticos
Uma ferramenta CRM dá acesso a um funil de vendas que te diz quantos clientes a empresa ganhou, quantos perdeu, qual foi o faturamento de cada mês, entre outros.
Além disso, fornece uma visão mais clara do pipeline de vendas, ajudando a responder perguntas como: “Quais são seus clientes potenciais?” e “Quais são mais fáceis de atingir?”
- Figura 2: Funil de vendas
Como podemos perceber, o CRM é uma ferramenta muito útil, utilizada por pequenas, médias e grandes empresas a fim de se organizar melhor e estreitar a relação com seus clientes.
A ferramenta de gestão de relacionamento ajuda seus usuários a reconhecer quais são os tipos de clientes mais fiéis e quais técnicas devem ser utilizadas para atraí-los.
Para uma empresa de SEO, um CRM também é muito importante. Isso se dá devido à notável diferença de um cliente para o outro, fazendo com que haja uma grande customização na consultoria.
Por isso, com a ferramenta fica muito mais fácil o desenvolvimento de produtos e serviços que atendam as necessidades e, acima de tudo, satisfaçam um determinado grupo.
Concordo que ter um bom CRM é importante para os Negocios. Por favor, vocês poderiam indicar alguns softwares de CRM?
E vocês recomendam algum CRM em particular?
Olá, tudo bom?
Aqui na SEO Master tivemos contato direto com dois CRM’s diferentes. O Zoho CRM e o Pipedrive.
O Zoho tem um visual mais quadrado, e uma curva de aprendizado maior. Porém, o Pipedrive é mais fácil de manusear, é mais organizado e te permite um acesso mais rápido às informações.
Eu particularmente preferi o Pipedrive por ser mais limpo e fácil. Cada um tem as suas características específicas, mas os dois funcionam muito bem.
Temos um CRM simples de usar, para organizar os contatos, conversas e proposta de maneira fácil. http://vercop.com
Estou procurando parceiros para fazer SEO e mídias, quem puder ajudar favor entrar em contato.
Abraços
Confiram o Atlas CRM, além de financiável pelo BNDES conta com apoio de Executivos que acompanham o projeto de implantação do CRM que faz toda diferença no resultado final.
Nós tivemos alguns problemas na hora de aumentar a equipe e ficou difícil acompanhar o que estava rolando. Aí começamos a usar o Arivo CRM e nos ajudou bastante.
Isso é o que mais acontece, Cássio!
A empresa pequena ainda dá pra ter noção o que tá rolando, mas aí já junta mais alguns profissionais, e se perde aquele contato diário com todas as áreas.
O CRM ajuda MUITO nessa hora, pra manter esse controle sobre as coisas.
Até mais! ;]