Evite conteúdo duplicado com o rel=”canonical”
Um dos maiores problemas que webmasters de todo o mundo enfrentam em seus sites é o conteúdo duplicado, principalmente se você for dono de um site de e-commerce. Páginas com o conteúdo duplicado são páginas com conteúdos semelhantes, o que dificulta os mecanismos de busca como Google e Bing na hora de indexar seu site corretamente.
Uma das soluções para este problema é a utilização do rel=”canonical”. De forma simples, o rel=”canonical” indica para o mecanismo de busca qual das páginas com conteúdo duplicado deve ser indexada. É como se você informasse ao Google “esta é a página que quero que seja exibida”.
Aprenda mais sobre “rel=’canonical'” e outros aspectos de SEO no nosso curso presencial.
Por exemplo…
Imagine que você é um vendedor de joias e que o seu site de e-commerce se chama “www.joiasdafamilia.com.br”. Na sua página de produtos, a sua plataforma organiza os itens da seguinte maneira por preço, quilates ou produtos mais vendidos. A URL para a página da categoria de jóias é “www.joiasdafamila.com.br/joias”.
Então, se você for ordenar a lista, podem surgir certas URLs criadas pela sua plataforma e-commerce:
- www.joiasdafamilia.com.br/joias?preco
- joiasdafamilia.com.br/joias?quilates
- www.joiasdafamilia.com.br/joias?mais-vendidos
Todos os links levam para a página /joias, sendo que cada item é organizado de maneira diferente pela plataforma, seja por causa do preço, dos quilates ou da quantidade de vendas dos produtos. Porém a diferença é que o conteúdo é o mesmo, mas está exibido de maneira diferente.
Isso pode ser interpretado como conteúdo duplicado conforme o julgamento do Google, o que é extremamente normal.
Vale lembrar: nem todas as plataformas de e-commerce produzem conteúdo duplicado. Isso acontece tanto por causa de filtros (como marcas, tamanho, preço) quanto por ordenações (tipo, mais vendidos, etc).
O que fazer?
O rel= “canonical” é simples, fácil e resolverá nosso problema. Para isso, basta adicionar a tag <link rel=”canonical” href=”http://www.joiasdafamilia.com.br/joias”/> entre as tags <head> e </head> das páginas que apresentam conteúdo duplicado (no nosso caso, as páginas de preço, quilates e produtos mais vendidos). Isso indicará aos mecanismos de pesquisa que a página que deve ter maior relevância é a nossa /joias, o que fará que a interpretação de conteúdo duplicado pelos mecanismos acabe.
Touché! Agora, quando os mecanismos de busca indexarem o seu site, indexarão a página de maior relevância, no caso, “www.joiasdafamilia.com.br/joias”.
Então, recapitulando: quando seu site apresentar páginas com conteúdo extremamente parecido ou duplicado, devemos usar a tag <link rel=”canonical” href=”http://www.linkparaapaginacanonica.com.br”/> entre as tags <head> e </head> das páginas duplicadas.
Se você ainda tem alguma dúvida, o Google preparou uma página respondendo questões frequentes sobre os links canônicos. Você pode visualizá-los clicando aqui.
Sites que eliminam o seu conteúdo duplicado têm uma melhor indexação pelos mecanismos de pesquisa. O rel=”canonical”, além de ser útil nesta parte, também é um excelente método para resolver páginas que não foram indexadas.
Olá! Gostei do seu post!
Preciso usar essa tag rel=”canonical”, mas não sei ao certo onde inserir! Seria dentro da página ou post mesmo? Ou seria no cabeçalho do tema, o Head?
Aguardo! Obrigado!
Olá Alexandre,
você deve incluir o canonical no Head de cada página que teria uma preferencial, ou seja, a canônica. Ou seja, você terá uma página recebendo vários links canônicos de páginas que tem uma organização não prioritária, ok?
Abraços!
Boa noite, eu gostaria de saber como faço isso: acesse esse site neuro.digital (somente isso)| Como se consegue mascarar o endereço da url? É esse esquema de canonical? Abraço!
Jonathan,
Canonical deve ser utilizada para páginas com as mesmas informações em urls diferentes.
Para o seu caso o que irá funcionar é um redirecionamento que pode ser utilizado por exemplo caso o seu site tenha mais de uma opção de acesso, por exemplo: http://www.meusite.com.br, meusite.com.br, http://www.meusite.com.br/home
Olá, se tive links com rel=”canonical” apontado para página que tem rel=”canonical” isso tem uma relevância melhor para o posicionamento do meu site nos mecanismo de busca ? Eu sou fã da SEO Master tou sempre acompanhando!
Achei muito interessante, recentemente tive um problema de indexação e descobri que por engano tinha deixado o dominio com o padrão de canonical para todas as páginas do site. ufa ainda bem que descobri e resolvi.