Evite conteúdo duplicado com o rel=”canonical”

Evite conteúdo duplicado com o rel=”canonical”

6 Comentários »

Um dos maiores problemas que webmasters de todo o mundo enfrentam em seus sites é o conteúdo duplicado, principalmente se você for dono de um site de e-commerce. Páginas com o conteúdo duplicado são páginas com conteúdos semelhantes, o que dificulta os mecanismos de busca como Google e Bing  na hora de indexar seu site corretamente.

Uma das soluções para este problema é a utilização do rel=”canonical”. De forma simples, o rel=”canonical” indica para o mecanismo de busca qual das páginas com conteúdo duplicado deve ser indexada. É como se você informasse ao Google “esta é a página que quero que seja exibida”.

Aprenda mais sobre “rel=’canonical'” e outros aspectos de SEO no nosso curso presencial.

Por exemplo…

Imagine que você é um vendedor de joias e que o seu site de e-commerce se chama “www.joiasdafamilia.com.br”. Na sua página de produtos, a sua plataforma organiza os itens da seguinte maneira por preço, quilates ou produtos mais vendidos. A URL para a página da categoria de jóias é “www.joiasdafamila.com.br/joias”.

Então, se você for ordenar a lista, podem surgir certas URLs criadas pela sua plataforma e-commerce:

  • www.joiasdafamilia.com.br/joias?preco
  • joiasdafamilia.com.br/joias?quilates
  • www.joiasdafamilia.com.br/joias?mais-vendidos

Todos os links levam para a página /joias, sendo que cada item é organizado de maneira diferente pela plataforma, seja por causa do preço, dos quilates ou da quantidade de vendas dos produtos. Porém a diferença é que o conteúdo é o mesmo, mas está exibido de maneira diferente.

Isso pode ser interpretado como conteúdo duplicado conforme o julgamento do Google, o que é extremamente normal.

Vale lembrar: nem todas as plataformas de e-commerce produzem conteúdo duplicado. Isso acontece tanto por causa de filtros (como marcas, tamanho, preço) quanto por ordenações (tipo, mais vendidos, etc).

Evite conteúdo duplicado com o rel=

O que fazer?

O rel= “canonical” é simples, fácil e resolverá nosso problema. Para isso, basta adicionar a tag <link rel=”canonical” href=”http://www.joiasdafamilia.com.br/joias”/> entre as tags <head> e </head> das páginas que apresentam conteúdo duplicado (no nosso caso, as páginas de preço, quilates e produtos mais vendidos). Isso indicará aos mecanismos de pesquisa que a página que deve ter maior relevância é a nossa /joias, o que fará que a interpretação de conteúdo duplicado pelos mecanismos acabe.

Touché! Agora, quando os mecanismos de busca indexarem o seu site, indexarão a página de maior relevância, no caso, “www.joiasdafamilia.com.br/joias”.

Então, recapitulando: quando seu site apresentar páginas com conteúdo extremamente parecido ou duplicado, devemos usar a tag <link rel=”canonical” href=”http://www.linkparaapaginacanonica.com.br”/> entre as tags <head> e </head> das páginas duplicadas.

Se você ainda tem alguma dúvida, o Google preparou uma página respondendo questões frequentes sobre os links canônicos. Você pode visualizá-los clicando aqui.

Sites que eliminam o seu conteúdo duplicado têm uma melhor indexação pelos mecanismos de pesquisa. O rel=”canonical”, além de ser útil nesta parte, também é um excelente método para resolver páginas que não foram indexadas.

Lembre-se: SEO é simples!

6 comentários para “Evite conteúdo duplicado com o rel=”canonical”

  1. Olá! Gostei do seu post!
    Preciso usar essa tag rel=”canonical”, mas não sei ao certo onde inserir! Seria dentro da página ou post mesmo? Ou seria no cabeçalho do tema, o Head?
    Aguardo! Obrigado!

    1. Olá Alexandre,

      você deve incluir o canonical no Head de cada página que teria uma preferencial, ou seja, a canônica. Ou seja, você terá uma página recebendo vários links canônicos de páginas que tem uma organização não prioritária, ok?

      Abraços!

  2. Boa noite, eu gostaria de saber como faço isso: acesse esse site neuro.digital (somente isso)| Como se consegue mascarar o endereço da url? É esse esquema de canonical? Abraço!

  3. Olá, se tive links com rel=”canonical” apontado para página que tem rel=”canonical” isso tem uma relevância melhor para o posicionamento do meu site nos mecanismo de busca ? Eu sou fã da SEO Master tou sempre acompanhando!

  4. Achei muito interessante, recentemente tive um problema de indexação e descobri que por engano tinha deixado o dominio com o padrão de canonical para todas as páginas do site. ufa ainda bem que descobri e resolvi.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SP São Paulo (11) 3042-2224
RJ Rio de Janeiro (21) 3942-5555 Travessa Domingos Cândido Peixoto, 501, Casa 1, Icaraí, Niterói-RJ