Ferramentas para pesquisa de Keywords: a Força está com elas!

Ferramentas para pesquisa de Keywords: a Força está com elas!

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Não há uma boa otimização de um site sem utilizar boas keywords, que são o coração da otimização interna e tem enorme importância para a otimização externa também. É baseado nelas que as diretrizes da otimização devem ser definidas. Por isso é imprescindível saber como administrá-las para alcançar o melhor resultado possível.

O que são Keywords?

Como o próprio nome diz, são as palavras-chave de um site. Por exemplo, se o seu site é sobre “como ser um bom Cavaleiro Jedi num mundo moderno”, algumas de suas keywords seriam:

cavaleiro Jedi, Star Wars, Guerra nas Estrelas, sabre-de-luz, Jedi pós-moderno, onde comprar material Jedi, roupa de Cavaleiro Jedi…

Enfim, todas as palavras-chave que você gostaria de estar bem ranqueado no Google.

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Como definir minhas Keywords?

O primeiro passo é conhecer o bem o seu negócio. Se você tem um site sobre “como ser um bom Cavaleiro Jedi num mundo moderno”, é sensato que não tente otimizar o site para as keywords “empadinha de frango” ou “dança dos famosos”. Logicamente, as palavras-chave que deve escolher estão relacionadas com o objetivo do site, que, neste caso, é o universo do Jedi Moderno.

Após ter isso em mente, chegou a hora de definir quais serão as keywords a serem trabalhadas pelo site, aquelas que farão você alcançar seus objetivos, seja aumento no número de acesso, conversão ou qualquer outro.

É preciso atentar que nem tudo relacionado ao universo abordado pelo seu site será uma boa escolha para keyword. Por exemplo “corte de cabelo Jedi”, que não seria muito adequado, apesar de fazer parte do universo Jedi. Ela provavelmente não desperta o mesmo interesse do público que você quer alcançar do que “sabre-de-luz”, “mestre Yoda” e tantas outras.

Long Tails têm “A Força”

Às vezes, a melhor solução para trabalhar com uma keyword é usar as famosas palavras-chave longtail, ou cauda-longa. Simplificando, elas são nada mais que palavras-chave mais extensas, por conseguinte, mais específicas. Seria como alguém digitando no Google “onde posso comprar um sabre de luz verde” ou “quantos anos tem o Yoda”. Cerca de 60% sua lista de keywords que trazem acessos certamente são long tails, podendo variar de acordo com o mercado.

Ranquear bem para diversas long tail pode ser a chave do sucesso
Como ilustração para o seu pensamento, podemos citar “sabre-de-luz”, que sozinho pode ser difícil de ranquear bem e apesar de ter uma grande procura, não levar um grande número de acesso ao seu site. Isso ocorre devido à enorme concorrência com outros sites que também querem estar bem posicionados para ela.

Se incluirmos esta keyword dentro de uma sentença como “sabre-de-luz para iniciantes jedis”, podemos ter um melhor posicionamento. Além de, provavelmente, ter uma taxa de dificuldade menor para ser trabalhada, já que a concorrência tende a diminuir, também pode aumentar o número de acessos ao seu site, mesmo tendo um número menor de buscas, já que a pessoa que faz a procura por essa long tail está mais direcionada para esse tipo de produto.

Agora imagine isso se repetindo para dezenas de palavras longtail, sendo que elas têm uma dificuldade geralmente muito baixa, e trazem acessos qualificados, que tem muito mais chance para consumir o seu conteúdo. É fácil ver seus benefícios.

Ferramentas para ajudar a escolher as melhores Keywords

SEM Rush

Esta ferramenta é útil para entender não apenas quais são as suas keywords, como também as dos concorrentes.  Basta colocar o endereço do site e qual é o país do Google que interessa (se é um site voltado ao público brasileiro, deverá colocar Google BR), que a ferramenta irá  dizer quais as palavras-chave o site está bem ranqueado. O SEM Rush é uma ferramenta paga, porém tem um parte de seu conteúdo disponibilizado gratuitamente, que exibe um número bem menor de resultados para a sua pesquisa, mas que já dá pra ter uma ideia legal das pesquisas.

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Keyword Tools

Está é uma ferramenta do próprio Google, que além de ser muito útil, é gratuita. Nela você poderá ver a quantidade de busca no Google ao longo do mês, para cada palavra-chave de seu interesse.

Basta você selecionar “Exata” no “Tipo de Correspondência”. Assim ele dirá o número exato estritamente para cada keyword, e colocá-las na barra de pesquisa.
Ferramentas para pesquisa de Keywords: a Força está com elas!

Além disso, logo abaixo do resultado da pesquisa, o Keyword Tool também dará palavras relacionadas, tendo como base a sua pesquisa.  Cabe a você analisar se são ou não do seu interesse.

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Você não deverá levar em consideração o quesito “Concorrência”, no Keyword Tools. Ela não está ligada à SEO, mas sim ao Adwords. Uma palavra com a concorrência baixa não é, necessariamente, uma palavra fácil de ser trabalhada no SEO de uma campanha.

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Keyword Analysis – SEOmoz

Essa é uma ferramenta utilizada principalmente para descobrir a taxa de dificuldade para se trabalhar com uma palavra-chave. Geralmente é difícil otimizar seu site para uma keyword com um grande número de buscas buscada, pois  ela provavelmente ela terá uma taxa de dificuldade altíssima.

Keyword Analysis faz parte do pacote do SEOmoz, sendo então uma ferramenta paga.

Assim como as outras ferramentas, é muito simples utilizar o Keyword Analysis. É só inserir cinco keywords por vez na caixa de pesquisa e selecionar qual o buscador e país de seu interesse.

Ferramentas para pesquisa de Keywords: a Força está com elas!

Recomendamos, caso o seu site esteja começando, trabalhar com palavras com taxa de dificuldade de, no máximo, 30. Se o seu site já possuir uma certa relevância, não há problema em trabalhar com taxas de dificuldade um pouco maiores. Numa abordagem superficial, se o seu site tiver page rank 2, você deve trabalhar com keywords com taxa de dificuldade por volta de 20, se o seu site tiver page rank 3, você pode trabalhar com keywords com taxa de dificuldade por volta de 30, e assim por diante.

Abaixo segue uma tabela relacionando taxa de dificuldade com o status para ser trabalhada.

Taxa Dificuldade
76%-100% Competitividade Extrema: essas são as Keywords mais complicadas para se ranquear bem. Otimização interna, força de link massiva e alta autoridade do domínio são  necessárias para alcançar o topo do ranking delas.
51%-75% Competitividade Alta: Poderosos sites com páginas fortes tendem a dorminar esses resultados. Links em qualidade e quantidade, tanto para o domínio quanto para as páginas, são necessários.
26-50% Competitividade Moderada: Para se obter bons resultados nessa categoria é necessário uma autoridade de domínio alta com o público-alvo bem definido ou sites com autoridade com poderas páginas individuais.
0-25% Competitividade Baixa: Keywords nessa faixa tendem a ter sites menos poderosos no topo. Um bom ranqueamento pode ser alcançado com uma baixa autoridade de domínio com uma boa otimização on-page e leve métricas de obteção de link.

Keyword Stuffing – Fique longe do Lado Negro da Força!

Essa é uma tática passível de punição pelo Google, pois vai de encontro com a política de qualidade da empresa, e é considerada uma prática de Black Hat, que consiste em você repetir, exaustivamente, uma Keyword dentro de uma página.

O algoritmo do Google pode interpretar como uma tentativa sua de manipular o sistema de busca e punir você por isso. Para piorar, também cria uma péssima experiência  para o seu usuário, aumentando a taxa de rejeição do seu site. Isso acaba dificultando que o seu conteúdo se dissemine na rede, afinal ninguém quer compartilhar um conteúdo ruim e pouco atrativo.

E, vocês, que ferramentas preferem?

4 comentários para “Ferramentas para pesquisa de Keywords: a Força está com elas!

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