As Redes Sociais mais famosas de 2012
As redes sociais já não estão presentes somente na internet. Tornaram-se essenciais na vida offline de muitas pessoas, que hoje não conseguem ficar muito tempo sem ver as últimas atualizações ou as fotos que o amigo prometeu colocar.
As redes sociais saíram também da limitação do computador. Agora estão em praticamente todo lugar, principalmente com a portabilidade que os tablets e os smartphones oferecem, possibilitando que alguém entre em seu perfil na praia ou durante uma festa.
Em maio deste ano a International Telecommunication Union revelou que as redes sociais já passaram da marca de 1 bilhão de usuários, sendo o Facebook o mais acessado. Percebendo toda essa visibilidade das redes sociais em 2012, listamos aqui as seis com maior utilização no ano.
Lembramos que a nossa listagem também teve como base os dados da nossa ferramenta de compartilhamento de conteúdo em redes sociais, o SoBoo.
1. Facebook
O Facebook, com mais de 900 milhões de usuários, é a rede social mais acessada dos últimos tempos, passando facilmente outras redes que costumavam ser líderes – como o Orkut.
Com constantes mudanças e atualizações, hoje é uma das plataformas que mais transparecem a popularidade de uma marca – grandes empresas chegam a ter milhões de pessoas curtindo suas páginas. Além disso é uma porta aberta para a comunicação entre empresa e cliente, já que qualquer pessoa pode comentar, fazer perguntas ou críticas nas páginas que curtem. Para os blogueiros, o Facebook é um poderoso aliado para manter o contato constante com seu público, assim como os artistas que se dispõem a atender os fãs.
Um fenômeno que vem crescendo não somente no Facebook, como também em outras redes sociais, é o chamado social commerce. Pequenas lojas ou pessoas físicas abrem páginas no Facebook – ou até mesmo perfis – somente para venda online de produtos, fazendo nascer ali um nicho do e-commerce.
2. Instagram
Considerado o maior sucesso atual, o Instagram é uma rede social de fotografias. Milhões de imagens são postadas por dia, tornando o aplicativo um dos mais famosos do mundo.
Mostrar o que você está fazendo no momento com uma foto virou praticamente regra e não é difícil encontrar fotos de almoços, produtos em lojas ou ações normais do dia a dia. Com a possibilidade de usar os filtros do aplicativo para dar efeitos às fotos, fotografar passou a ser mais divertido para muitas pessoas. E se engana quem pensa que os artistas também não entraram na mania do Instagram; assim como seus fãs, famosos mostram através de cliques como é seu dia a dia e as últimas novidades de suas carreiras.
3. Twitter
A plataforma de microblog conquistou muitas pessoas logo de cara; com poucos caracteres seria possível se comunicar sem problemas.
O sucesso foi tanto que muitas figuras públicas, como atores, músicos e até mesmo presidentes fizeram seus perfis no Twitter e angariaram milhões de seguidores pelo mundo. Acompanhar seu artista favorita agora era muito mais fácil, já que o próprio era quem dizia o que estava fazendo.
O Twitter mostrou-se também como grande ferramenta de geração de conteúdo durante grandes eventos, principalmente as Olimpíadas e a Copa do Mundo. Jornalistas usavam seus perfis para darem opiniões e mostrarem em primeira mão o que acontecia nos eventos e os usuários podiam acompanhar cada novidade antes que o site de notícias mostrasse.
4. Pinterest
O Pinterest surgiu timidamente, mas aos poucos conseguiu conquistar uma grande legião de fãs – principalmente as pessoas que adoram compartilhar preferências pessoais através de imagens.
A rede social, voltada para a exibição e compartilhamento de imagens, permite que o usuário colecione e compartilhe quantas imagens quiser, não precisando ser necessariamente fotos feitas por ele. Também é possível que um usuário siga o perfil de outro ou uma categoria distinta de fotos, podendo montar seu mural de acordo com suas preferências.
5. Tumblr
O tumblr veio como uma nova forma de blogar. Com uma proposta voltada para a percepção das imagens em primeiro lugar, logo chegou aos milhões de usuários que não economizavam nas fotos e montagens. O uso de tags tornou uma tarefa fácil a procura por uma determinada imagem ou fotos de um certo artista, gerando grandes comunidades de fãs que empenhavam-se em colocar todas as imagens possíveis de seu ator favorito, por exemplo.
Mesmo que permita que outras pessoas acompanhem a sua página, a interface do tumblr não é em nada similar às redes sociais convencionais. Como anteriormente dito, ele assemelha-se muito mais a um blog do que a um Facebook, por exemplo.
6. Orkut
Há alguns anos o Orkut era a rede social mais utilizada pelos brasileiros, sendo que a maior parte dos usuários mundiais eram do Brasil. Mesmo com boa parte de seu público tendo migrado para o Facebook, o Orkut ainda mantêm um grupo considerável de usuários até hoje.
Uma de suas maiores características, além das páginas criadas por usuários para homenagearem atores, marcas e qualquer outro motivo, é o social commerce. Antes do Facebook fazer sucesso e começar a ter seus primeiros perfis voltados para o comércio, era o Orkut quem aproximava as pequenas lojas e vendedores de seu público. Um exemplo era a comunidade oficial da sandália Melissa, que mantinha seções de classificados para as pessoas que se interessavam em vender e comprar os modelos da marca.
Mas o que é mesmo esse tal de SoBoo?
O SoBoo nada mais é do que o primeiro botão de compartilhamento de conteúdo em redes sociais do Brasil. Com ele podemos recomendar uma página ou um artigo em nossos perfis no Facebook ou Twitter somente clicando no botão correspondente à rede social escolhida.
O site que mantém o botão em seus artigos também tem acesso à outras informações referentes ao uso do SoBoo, como a quantidade de pessoas que compartilhou seu conteúdo usando a ferramenta ou qual rede social é a mais usada por frequentadores de seu site.
Foi usando esses números que tivemos acesso às redes sociais mais acessadas do ano. Abaixo podemos ver os gráficos de comportamento do Facebook, Twitter e Orkut desde que o botão foi lançado em 2008:
A partir de 2010 podemos ver nitidamente o crescimento do Facebook ao longo daquele ano e dos anos seguintes. Mais tarde ela seria a rede social mais usada para compartilhar conteúdo pelo SoBoo.
Apesar de ter sido criado em 2004 e bastante utilizado até 2009, os números referentes ao Orkut só foram entrar no SoBoo a partir de 2010.
O que todo mundo já sabe agora pode confirmar com números: quanto mais o Facebook crescia, mais o Orkut perdia espaço entre os usuários de redes sociais.
Enquanto o Facebook ainda estava se tornando conhecido entre os brasileiros, o Twitter já mostrava seu grande potencial em troca de mensagens rápidas e de poucos caracteres. Mesmo que ainda seja bastante usado, principalmente em épocas de eventos mundiais, muito do espaço do Twitter foi perdido para o Facebook.
Se você quer monitorar as redes sociais que seus leitores usam ou até mesmo observar a participação do seu site nas redes sociais, não se esqueça de pegar o botão do SoBoo.
Interessante
Mas no início do texto vc faz uma inversão ao dizer que as “redes sociais” foram para o mundo offline.
Mas, oras, as redes sociais SEMPRE EXISTIRAM..
Fora isso, senti falta do Google+ nesse ranking, o motivo que me fez cair aqui nesse blog.
Vou pegar esse SoBoo para experimentar (serve para wordpress.com?)
Mônica