Como Colocar sua Empresa no Google Places

Como Colocar sua Empresa no Google Places

8 Comentários »

O Google Maps é um serviço de localização que utiliza mapas e coordenadas geográficas para encontrar os pontos buscados. Com ele é possível encontrar praticamente qualquer rua, empresa ou comércio através de informações básicas. Além disso, é oferecido gratuitamente aos usuários e foi aberto para o público brasileiro em 2008.

Eficiente na hora de encontrar o melhor caminho para um certo lugar ou para encontrar ruas e lugares específicos, tornou-se popular entre os internautas. Uma de suas vertentes, o Google Places, vem surgindo como uma ferramenta importante no marketing digital de uma empresa.

Como Colocar sua Empresa no Google Places
Figura 1: Google Maps

Usando o Google Places

É muito vantajoso poder exibir a sua empresa no Google Maps através do cadastro no Google Places, principalmente pela facilidade que o usuário tem de encontrar o que deseja. Neste post vamos aprender como fazer isso.

  • Primeiro, acesse o Google Places. Se você já tem uma conta no Google, acesse-a usando seu login e senha. Caso não tenha, crie uma conta para que possa usar o Google Places. Lembrando que ele também pode ser acessado pelo Webmaster Tools na aba de Otimização > Outros Recursos.
  • Podemos ver então um formulário com perguntas básicas sobre a empresa, como podemos ver na figura abaixo. Lembre-se de preencher os campos cuidadosamente. O endereço posto no formulário será a referência da sua empresa no Google Places e será usado para encontrá-la.
Como Colocar sua Empresa no Google Places
Figura 2: Informações Básicas
  • Na página seguinte, escolha a categoria que melhor se encaixa com o perfil de sua empresa e siga. Será necessário que você coloque os horários de funcionamento e formas de pagamento usadas em sua empresa.
Como Colocar sua Empresa no Google Places
Figura 3: Horários e Pagamentos
  • Na página seguinte, coloque fotos ou arquivos de vídeo, lembrando que não são obrigatórios.
Como Colocar sua Empresa no Google Places
Figura 4: Fotos
  • Preencha as informações adicionais se assim desejar, mas também não são obrigatórias.
Como Colocar sua Empresa no Google Places
Figura 5: Informações adicionais

Ao final do processo, será necessário somente uma forma de contato para fazer a confirmação do cadastro e inclusão dos dados no Google Places. Depois de finalizar tudo, é só esperar o contato do Google.

E na prática?

Vamos pegar um exemplo real para mostrar como uma empresa pode tirar grandes vantagens estando presente no Google Places. Usaremos o restaurante Zazá Bistrô, que é o primeiro que aparece quando procuramos por “restaurantes em Ipanema”.

Como Colocar sua Empresa no Google Places
Figura 6: Zazá Bistrô na busca do Google

Quando mantemos o mouse sobre a área do anúncio do restaurante, aparecerá ao lado algumas informações adicionais além do endereço e do site. Quando clicamos no mapa que aparece, somos redirecionados para a página do Google Maps, onde podemos ver o mapa completo.

Como Colocar sua Empresa no Google Places
Figura7: Zazá Bistrô no Google Maps

As páginas do Google Places no Google+

Recentemente todas as páginas do Google Places foram redirecionadas para dentro de uma área específica do Google+, o Google+ Local. Nela, além de poder visualizar fotos e o já característico mapa do Google Maps, podemos ver mais informações sobre a empresa, como opiniões e críticas de outras pessoas.

Como Colocar sua Empresa no Google Places
Figura 8: Zazá Bistrô no Google Places

Cada uma delas dá uma pontuação (de 0 a 3) para as categorias disponíveis, podendo fazer ou não um comentário a respeito da empresa. No caso da página do Zazá Bistrô, são feitos comentários sobre o ambiente, o atendimento e a comida servida.

Uma dica é incentivar os clientes a fazerem reviews, como oferecendo um desconto ou promoção para quem o fizer. Esse incentivo por parte da empresa pode aumentar a relevância da página tanto para o Google quanto para futuros interessados. Quanto mais opiniões de clientes a respeito daquele produto ou serviço, mais conteúdo um futuro cliente terá para se informar e mais relevância poderá ser dada pelo Google.

Vale lembrar que todas as informações dadas para criar a página no Google Places também podem ser vistas no Google+ Local.

Agora pensando no SEO

Depois de mostrarmos tudo o que você pode fazer no Google Maps, agora é hora de saber o que o Google Maps pode fazer por você e sua empresa. Além de fornecer um endereço rápido para uma loja física da sua empresa, o ranqueamento de uma empresa que tem uma página no Google Maps (e agora no Google+ Local) mostra-se maior do que o ranqueamento de uma empresa que não tem uma página ali.

O site do Zazá Bistrô está na 12ª posição do Google, aparecendo então na segunda página para a busca “restaurantes em ipanema”. No entanto, como ele está cadastrado no Google Places e também no Google+ Local, ele consegue ter um grande destaque ao aparecer no que seria a 4ª posição das buscas naturais graças ao Places, como mostrado na Figura 6.

Isso é uma oportunidade e tanto para as empresas locais!

Veja se o site da sua empresa está bem otimizado com o Free Scanner, a nossa ferramenta grátis. 

 

8 comentários para “Como Colocar sua Empresa no Google Places

  1. O Places acabou migrando sozinho as informações da empresa que estavam lá para o Google+, porém criei uma página local da mesma empresa mais elaborada, teria como apagar o que o Pleaces fez para essa nova que criei? Daí também irá alterar para as pesquisar no Google Maps.

  2. Muito bom o artigo mais me tira uma dúvida eu tinha um site que estava cadastrado no Google Places e em uma determinada palavra chave ele era bem ranqueado mais do nada ele saiu do Google Places e foi la para baixo o que será que aconteceu?

    1. Olá Antonio,

      o Google Places também tem a sua própria lógica de ranqueamento. Alguns fatores ajudam a subir as posições, como notas e comentários feitos pelos seus clientes.
      Se quiser estimular ainda mais seus usuários pra deixarem algum depoimento, faça uma promoção ou ofereça algo em troca dessa participação, ok?
      Até logo!

  3. João, se a empresa tiver mais de 10 lojas físicas, eu precisarei ter 10 páginas do google plus?
    Na própria página do google places, ele me direciona sozinho para uma página nova do google plus.
    Realmente uma tremenda bagunça..

  4. Gostaria de cadastrar nossa empresa na googlo, cursos profissionalizante em Barcarena – Vila dos Cabanos-

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SP São Paulo (11) 3042-2224
RJ Rio de Janeiro (21) 3942-5555 Travessa Domingos Cândido Peixoto, 501, Casa 1, Icaraí, Niterói-RJ