Como Usar o Facebook OpenGraph

Como Usar o Facebook OpenGraph

3 Comentários »

Hoje em dia toda empresa que deseja ter uma maior exposição e proximidade com seus clientes, fornecedores e empregados possui uma página no Facebook. Algumas fazem questão de estarem presentes em diversas outras redes sociais como Twitter, Google Plus, Pinterest, Foursquare, Instagram e por aí vai.

Aliás, os sites passaram a ser uma segunda forma de contato. Os clientes (também chamados de fãs ou seguidores) preferem um contato inicial via rede social por ser algo mais rápido e informal. Muitos compartilham notícias, fotos, dão curtidas e até postam o site ou a fan page em seus murais, murais de grupos e amigos.

Porém quando a empresa não configura seu site com o Facebook Open Graph, ela perde o controle da imagem e da descrição do texto que acompanham o compartilhamento de alguma página no Facebook. Para um maior controle das informações de sua empresa e por uma rede social mais bonita visualmente, segue o artigo abaixo onde explicarei como usar o Open Graph no WordPress.

 

O que o Facebook OpenGraph faz?

O Open Graph permite que os desenvolvedores de site transformem seus sites num objeto gráfico permitindo um certo nível de customização de uma página recomendada, curtida ou simplesmente compartilhada. A informação é preparada através de tags customizadas no sistema de gerenciamento de conteúdo (no caso, o WordPress).

 

Como usar o OpenGraph no WordPress?

  1. Baixe o “WordPress SEO by Yoast” como plug-in de seu WordPress.
  2. Entre em qualquer página do seu site.
  3. Preencha os campos do WordPress SEO da Yoast
  4. Role a tela e preencha os campos Facebook OpenGraph

Imagem da área de Admin do aplicativo

 

Entenda os componentes do OpenGraph

1. Título

O título acompanha a URL e será o nome da página

<meta property=”og:title” content=”O Uso do Facebook Open Graph”/>

No título você vai escolher a chamada desta página, seu título propriamente dito, com até 25 caracteres.

 

2. Imagem

Ela direciona o Facebook a usar a imagem determinada quando a página é compartilhada.

<meta property= “og: image” content=”http:seomaster.com.br/wp-content/themes/img/facebooklogo.png”/>

O ideal é usar uma imagem “quadrada” uma vez que o Facebook usa imagens neste formato. Orientamos a sempre usar o tamanho de 600×600 pixels no Facebook, em JPG ou PNG. A imagem que você escolher será a imagem que irá aparecer quando a URL desta página for compartilhada no Facebook.

 

3. URL

A URL é o endereço a página em questão:

<meta property=”og:url” content=”http://seomaster.com.br”/>

Familiarize-se com o link canônico se você não estiver a par desta proposta que ajuda bastante no SEO do seu site.

 

4. Descrição

Aqui é onde você deve botar a descrição que irá aparecer embaixo do Título e URL. É interessante botar um texto que desperte a curiosidade do leitor. Pode ser até o primeiro parágrafo de um artigo, mas lembre que este é neste ponto que você vai poder mostrar melhor sobre o que se trata a página. Lembre-se que você não vai ter controle sobre outras pessoas postando seu conteúdo, então explore bem essa área.]

 

Resultado

Quando alguém colar uma URL do seu site, ele irá aparecer dessa forma no mural, com a Imagem, Título, URL e Descrição destacadas pelas setas:

Como Usar o Facebook OpenGraph

Você já conhecia este recurso?

 

3 comentários para “Como Usar o Facebook OpenGraph

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SP São Paulo (11) 3042-2224
RJ Rio de Janeiro (21) 3942-5555 Travessa Domingos Cândido Peixoto, 501, Casa 1, Icaraí, Niterói-RJ