Domínio eco.br para sites verdes
O Registro.br, serviço que regulariza todos os nomes de domínio (DNS) do país, anunciou na última quarta-feira (27) que a partir do dia 5 de julho disponibilizará o domínio “eco.br”, voltado para as chamadas ações “verdes”.
Segundo o comunicado do órgão, que foi enviado a todos os usuários que tem domínios registrados, “pessoas e empresas com iniciativas eco-amigáveis, ‘verdes’ e/ou sustentáveis poderão, assim, promover e destacar suas iniciativas nessa direção, utilizando o eco.br”.
Segundo o comunicado do órgão, que foi enviado a todos os usuários que tem domínios registrados, empresas e pessoas que já possuíam endereços “com.br”, “org.br”, “net.br” ou “emp.br” terão seus direitos reservados por 60 dias – período conhecido como “amanhecer”. Durante este período somente os titulares dos endereços poderão registrar nomes iguais no “eco.br”. Segundo o órgão, caso alguém queira registrar um domínio no “eco.br” que já exista, prevalecerá o registro de nome mais antigo. Nomes até então inexistentes poderão ser registrados sem dificuldades a partir do próprio dia 5 de julho.
No dia 3 de setembro, às 10 horas ( horário de Brasília ), os registros no “eco.br” estarão disponíveis normalmente. Uma pessoa ou empresa que ainda não tinha nenhum site poderá fazer seu registro no “eco.br”, porém sempre respeitando títulos já cadastrados e a ordem de demanda por nomes. O pagamento do registro “eco.br” será anual e custará R$30, mesmo valor de um registro normal, podendo ser feito através de boleto bancário ou cartão de crédito.
eco.br é bom para SEO?
Se você acha que ter um domínio “eco.br” fará a diferença na hora de um bom ranqueamento para sites ligados à ecologia, pense duas vezes. A verdade é que a presença da palavra “eco” não vai otimizar sua URL, melhorar seu ranqueamento e nem será importante na hora de aplicar as técnicas de SEO.
A última atualização do Google, chamada Penguin, diminuiu o impacto da presença de palavras-chave no domínio para o cálculo de ranqueamento. Em alguns casos até mesmo considerando como técnica de otimização excessiva, ou over optimization.
Este não é um comportamento exclusivo do Penguin, a atualização anterior, apelidada de Panda, também combate a over optimization, adotando a mesma postura do Penguin e diminuindo o peso da palavra-chave na URL do site para o ranqueamento. A qualidade de um domínio está diretamente relacionada à qualidade dos links externos que apontam para ele e ao adequação da página às diretrizes do Google.
Vale lembrar que esse mito de que o domínio influencia na relevância do site costuma ser pensado também em relação aos domínios “.edu” e “.gov”. O motivo é o processo mais criterioso que existe antes de registrá-los, o que traria maior credibilidade pelo ponto de vista do Google. Trata-se de uma simples suposição e não deve ser levada a sério.
Se você está pensando em criar um site, dê uma olhada nos nossos artigos. Temos certeza que podemos te ajudar a otimizar a sua URL ou escolher um bom Title.
A partir do momento que sites eco.br contenham conteúdo relevante para os assuntos de ecologia e sustentabilidade, os mecanismos de busca poderão utilizar o domínio como fator. A questão é de ovo e galinha, e aqui o conteúdo relevante precisa nascer primeiro. O domínio em si não é conteúdo.
parabéns, ótimo artigo eu também estou começando nesta área, e achei muito interessante seu artigo.