O Futuro do SEO | Veja o que seu site precisa para decolar em 2018
O mundo do SEO tem mudado bastante com o passar dos anos. De fato, o SEO é o campo do marketing digital que nunca vai ficar parado e sempre vai estar em constante evolução.
Os algoritmos dos mecanismos de busca seguem se atualizando e se sofisticando cada vez mais, a fim de gerar ao usuário buscas mais assertivas e, consequentemente, melhores experiências em seu acesso à internet.
Uma das maneiras mais inteligentes de sustentar a competitividade no campo do SEO é saber mais sobre as tendências para os próximos anos. Entretanto, temos que ter a consciência de que por mais que nos adaptemos às mudanças, a maneira pela qual realizamos as buscas vem se alterando e a tendência é que isso se agrave com o tempo.
Dessa forma, iremos mostrar abaixo algumas dessas tendências que serão fundamentais para as estratégias de SEO pelo mundo.
Conteúdos personalizados e focados no cliente
Isso já tem chamado a atenção em 2017 e a tendência é que em 2018, ganhe ainda mais destaque. Para atrair a atenção do usuário e gerar curiosidade sobre o que você escreveu, é fundamental que se atue de maneira totalmente orientada na elaboração do melhor conteúdo possível para o cliente.
As pessoas não querem somente comprar por comprar qualquer coisa. Elas querem ser parte de um jornada, eles querem ser impressionados por algo que ninguém nunca os ofereceu. Tendo isso em mente, pense agora em como você tem feito para atender as necessidades e desejos dos seus usuários?
A chave do sucesso é fazer o seu conteúdo ser dinâmico, de forma a chamar atenção e se possível com uma chamada para a ação (CTA) em algum ponto.
Saiba o máximo que puder sobre os criadores de conteúdo
O SEO não é mais sobre artigos lotados de palavras-chave. É igualmente importante fazer conteúdos fáceis de serem lidos e lembrados. Para conseguir alcançar esse nível, é importante fazer o conteúdo ser bem específico e único.
Colabore com escritores experientes que saibam tanto de SEO como da qualidade da criação de conteúdo para sua marca e negócio. Seus conhecimentos e experiência podem expandir o seu alcance.
Tenha o plano de jogo em mente. Promova conteúdo ligados a um público e não se limite em ser puramente informacional. Ao contrário do que pensam as pessoas, existem maneiras de fazer as suas postagens de SEO serem ao mesmo tempo criativas e otimizadas.
Uso de sites mobile friendly
Essa é a tendência do momento. Basta sair na rua, entrar em qualquer comércio, ir à fila de um banco ou entrar numa condução. As pessoas estarão vidradas em seus smartphones.
Tamanha tendência se reflete no crescimento avassalador da proporção do número de usuários de dispositivos móveis em comparação com o número total.
É hoje mais que um fato que aqueles que não se adaptarem à tendência mundial dos smartphones irão despencar nas buscas no mundo digital.
Perspectiva de mudança na maneira de se fazer as buscas
Pegando o gancho do último tópico, é um fato que o maior uso de smartphones e tablets, alinhados à gradativa sofisticação das buscas por comando de voz, como pelo Siri (Apple), Cortana e o Google Now, irão com o tempo desempenhar papéis cada vez mais protagonistas no meio digital.
Desse modo, um conteúdo não só personalizado, mas também continuamente mais conversacional, irá assumir o centro desse grande jogo de Xadrez do Marketing Digital chamado SEO.
Accelerated Mobile Pages (AMP)
Essa iniciativa do Google em conjunto com o WordPress, Twitter, Washington Post, entre outros, tem o objetivo de providenciar um carregamento de conteúdo mais rápido nos dispositivos
O projeto AMP – Accelerated Mobile Pages, é uma iniciativa Google em conjunto com alguns grandes portais como o WordPress.com, Twitter, The Washington Post, UOL, entre outros; de trabalhar uma estrutura de rápido carregamento de conteúdos em Smartphones.
Afinal, apesar da navegação móvel crescer diariamente, as soluções para uma entrega com mais velocidade ainda andam a passos lentos. Nossa conexão de internet em celulares ainda não tem a devida capacidade e nos obriga a, em alguns casos, buscar tal flexibilidade em outros lugares.
Como, por exemplo, no próprio desenvolvimento web de um site responsivo, a ponto de ter que oferecer uma “versão completa e bem elaborada” para o desktop e uma outra versão para o mobile, a fim de não correr o risco de prejudicar o usuário.
Use os dados certos para trazer conversões
O SEO sempre teve um objetivo: converter usuários em clientes. Os profissionais do marketing digital entendem esse propósito, mesmo que ainda poucos deles mudem suas estratégias.
Quanto mais você entende como seu usuário interage e se comporta no seu site, melhores são as chances de torná-los seus clientes. Métricas e a análise de dados são partes essenciais do SEO. As ferramentas certas alinhadas com uma análise inteligente dos dados vão fazer suas estratégias de SEO decolarem.
Tudo começa na segmentação correta do seu público. Uma vez que se faça um direcionamento adequado das operações do SEO, pode-se utilizar a força do email marketing para alavancar resultados ainda melhores.
É bem complicado seguir como líder do ranking no mundo do Marketing Digital, portanto é sempre de fundamental importância que se mantenha atualizado e antenado às últimas tendências desse jogo das buscas no meio digital.
É claro que você pode sempre contar com uma consultoria de SEO de qualidade para te auxiliar a adotar as estratégias corretas para o longo prazo do seu negócio.
Uso de Reviews
Ambas as táticas acima mostram aos usuários uma aprovação social da página em questão. É de fundamental importância que se preste atenção e faça uso dos reviews feitos na página local da sua companhia.
Aqueles que souberem se adiantar a essa tendência e conseguirem colocar a avaliação dos seus usuários para aparecer junto com as URLs do seu site vão conseguir bons resultados. As possibilidades são grandes de que isso irá desencadear um aumento do CTR (click through rate) das páginas, o que ultimamente irá enviar bons sinais ao Google, resultando em uma consequente melhora do ranqueamento com o passar do tempo
Uso de Vídeos
O mundo da realidade virtual está batendo na porta. Tudo aquilo visto até então nos filmes de ficção está prestes a se tornar realidade. Mas se o tópico é sobre o uso de vídeos, porque estamos falando disso?
Bom, sabemos que nos próximos anos esse futurismo todo vai se tornar real. Agora, assim como o caminho do conteúdo se direciona nesse sentido, um primeiro passo para essa tendência são os vídeos.
O Youtube, o segundo maior buscador do mundo, já é um fenômeno mundial há décadas e tem engajado usuários em todos os cantos do planeta. Até o Facebook e o Instagram tem dado cada vez mais relevância para conteúdos audiovisuais. Isso muito se dá pela crescente vontade do usuário de vivenciar a distância alguma experiência relevante para ele.
Caso você esteja comprometido em relação ao seu planejamento de longo prazo de SEO e Marketing como um todo, é não só necessário, mas imprescindível que comece a dar importância para os vídeos. E, é claro, deve prestar atenção a correta implementação das melhores práticas de SEO para vídeos.
Experiência do Usuário (UX)
A missão do Google é organizar as informações do mundo. Para conseguir sustentar essa organização, seus algoritmos estabelecem e seguem uma série de critérios para julgar o que é relevante para uma dada busca.
Toda e qualquer busca feita na plataforma tem o objetivo de gerar o resultado mais relevante possível para o usuário.
Dessa forma, ao se aplicar o SEO corretamente, em todos os seus três pilares (conteúdo, tecnologia e autoridade), mantendo o foco na melhor experiência possível para o usuário, o limite dos resultados está no céu.
Cada vez mais, o mundo caminha para a customização e, como tal, o padrão de comportamento dos usuários na rede já exige tal resposta pelas suas buscas. Logo, aquele que conseguir alinhar as intenções de busca do usuário, com a resposta mais assertiva possível, vai conseguir maravilhas no mundo digital
Ótimo conteúdo, lembro que antigamente o SEO era basicamente título, descrição e H1. Hoje já são várias variantes pra atingir as primeiras posições
Pois é, a tendência é o SEO ficar cada vez mais sofisticado, seguindo todo o altíssimo nível de sofisticação dos algoritmos do Google. Vale a pena ficar antenado e por dentro das novidades desse mercado!
Acho que as tendências estão claras, o difícil é que a concorrência está cada vez maior, com ótimos conteúdos. ^. ~
Parabéns pelo artigo. De fato o Google está fazendo várias mudanças e deixando muitos prisionais doidos correndo dontra o tempo. A experiência do usuário conta muitos pontos para o Google e pode ser uma nova tendência. Aqueles que conseguirem aumentar o CTR, tempo de permanência no site e interação com outros conteúdos do site se elevarão nessas ações.
Gostei da Matéria, parabéns. Concordo que cada vez mais o Foco é no Cliente e descobrir como atendê-lo cada vez melhor é o objetivo primordial.