Links Patrocinados à Esquerda da SERP?
Esta semana o Google lançou um novo design mais simplificado da sua página de resultados, retirando a barra lateral da esquerda com botões de buscas específicas (Imagens, Vídeos, Locais). Por enquanto essa mudança está presente apenas para os usuários do Google americano.
Dessa forma, a SERP (Search Engine Result Page) está mais minimalista e arejada. A empresa justifica a mudança alegando que irá melhorar a usabilidade e experiência do usuário, principalmente dos usuários de tablets e smartphones, que possuem menor espaço em suas telas.
Fique mais tempo no Google
Há algum tempo, o Google começou a se preocupar com uma constatação: ele era apenas um site de passagem, pois o usuário fazia a busca e poderia estar fora em 5 segundos ou menos. E menos tempo na página quer dizer menos exposição aos links patrocinados, sua principal fonte de receita.
Então um dos objetivos do Google passou a ser fazer os usuários permanecerem por mais tempo nas suas ferramentas. Uma das formas foi responder diretamente ao usuário, ao invés de levá-los a outros sites, algumas questões mais básicas digitadas nas buscas, como “tempo são paulo”, “população brasil” ou até mesmo cálculos matemáticos.
O buscador vem desenvolvendo a web semântica para oferecer espaços com mais informações para cada link dos sites ranqueados, como através das marcações do Schema.Org. Essas marcações tornam mais fácil o entendimento dos crawlers do Google para assimilar semanticamente as informações contidas nas páginas.
O pulo do gato é que a empresa consegue, a partir desses dados estruturados, exibir diretamente diversos conteúdos na coluna à direita, como no exemplo dado pelo próprio Google em inglês, procurando por George Washington. Isso segue a tendência de oferecer tudo que o usuário precisa na própria plataforma do Google.
Ou seja, o lado direito da SERP está começando a ser utilizado como área para respostas diretas e informações mais ricas das pesquisas feitas, como procurar o nome de uma loja e já ser exibida uma imagem com um mapa e a respectiva localização.
Mais espaço… para o Adwords!
Os links patrocinados do Google são a maior fonte de receita para a empresa, embora tradicionalmente apareçam no lado direito da página, um dos pontos de menor destaque e relevância, seguindo diversos testes de usabilidade, como nas imagens abaixo:
Como percebemos, o Google conferiu maior destaque para os anúncios pagos ao trazê-los para a coluna central, aumentando a quantidade de cliques e, consequentemente, o seu lucro.
Dessa forma, seguindo um caminho que me parece natural, o Google posicionaria os links patrocinados na esquerda, o ponto de maior visualização. Uma grande projeção é o objetivo da maioria das empresas que lucram com propaganda.
Mas por que?
Essa disputa entre Google e Facebook parece estar tornando mais urgente a necessidade de aumentar a lucratividade para desenvolver mais investimentos da gigante de Mountain View, o que daria um maior fôlego para a corrida. E pelas recentes notícias de melhora nos resultados do Facebook, essa guerra vai ser longa.
Então a SERP ficaria assim, em uma simulação como na imagem abaixo:
Provavelmente haveria um considerável aumento na quantidade de cliques nos links patrocinados por estarem em uma posição de maior destaque e confiabilidade.
Embora alguns usuários ainda sintam que os sites que aparecem nos anúncios pagos não passaram pelo filtro – o algoritmo – do Google, mas estão ali porque pagaram, o que possibilita que eles possam clicar em sites de baixa qualidade, isso poderia mudar com a nova localização.
Perguntas a serem respondidas
Quais as chances de isso acontecer?
O espaço na coluna central permaneceria?
As pessoas clicariam mais?
O quanto iria impactar no desempenho das campanhas de SEO?
O que você acha?
Não vejo problema já que os links patrocinados tem relevância com o assunto pesquisado e mantém um mecanismo de busca ( google) do que muita gente não viveria sem !-) rs
Ao se ter três colunas, o foco sempre será no meio, ou seja, nas SERPS, assim como é hoje. Não sei vocês, mas alguém tem o costume de usar os links da esquerda? Provavelmente, sim! Mas é uma necessidade do nosso trabalho.
E quem não tem? Porque clicaria? Aliás, porque prestaria atenção? E com o hábito de olhar para direita, pode fazer com que essa nova interface com dados mais ricos a direita, tenha imensa influencia no clique, logo, existe chance de perder muita grana.
Abraços!!
E a relevância dos anúncios que ficavam no “escanteio”… agora terão mais relevância e chances de serem clicados dos que os já destacados hoje em dia?? Acho complicado essa concorrência.
Esperar pra ver se vai acontecer mesmo isso!