Novas Tags de HTML 5 no SEO
Olá, comunidade SEO!
Hoje, resolvi falar sobre um assunto que é um pouco obscuro, polêmico e que ainda há muito a se descobrir: tags de HTML 5 que possam vir a impactar no SEO. Acredito que, com o passar do tempo, cada vez mais essas tags influenciarão a maneira como fazemos otimizações de sites. Então, mesmo ainda não sendo algo preciso, seria interessante introduzi-los ao assunto.
O que é o HTML 5?
É a quinta versão da linguagem de marcação conhecida como HTML (HyperText Markup Language), utilizada para a construção de páginas na Web. Com a transição para o HTML 5, algumas novas formas de apresentação e estruturação foram implementadas.
Não seria exagero dizer que o SEO Interno de um site tem como pilar principal a linguagem HTML e suas tags. Sabendo disso é importante atentarmos para o que o HTML 5 trouxe de novo para a otimização sites, embora ainda seja cedo para precisar o seu impacto no SEO.
Para entender melhor as novas Tags de HTML 5 e outros aspectos de SEO inscreva-se no nosso curso presencial.
Tags de HTML 5 que podem ser interessantes para SEO
<article>
Ela é utilizada numa seção de conteúdo do site que representa um documento independente. Por exemplo: um post de blog, um artigo, um texto importante, devem estar dentro do <article>. Ao que tudo indica, colocando um texto corretamente dentro desta tag, aumentará a sua relevância para os mecanismos de busca.
<article> <h1>A Coruja está na moda!</h1> <p>A Coruja da SEO Master está na moda, é o que dizem os especialistas em sociedade de consumo da universidade.....</p> </article>
<aside>
Especifica um conteúdo relacionado com o artigo dentro da página. Um bom exemplo de onde pode ser usado o <aside> é nos comentários sobre o artigo ou em alguma informação adicional sobre o texto.
<aside> <h4>Copyrigths</h4> <p>Todos os direitos relacionados à Coruja da SEO Master pertencem a SEO Master</p> </aside>
<nav>
Esta tag define a seção de links de navegação. Nem todos os links do site devem ficar dentro da tag <nav>, apenas áreas de blocos de links devem utilizar ela.
<nav> <a href="/html/">Otimização Interna</a> | <a href="/html5/">Otimização Externa</a> | <a href="/css/">Blog de SEO </a> | <a href="/css3/">Curso SEO</a> | <a href="/js/">Blackhat SEO</a> </nav>
<footer>
Deve ser usado nas informações adicionais em páginas como, por exemplo, sobre o autor do documento, informações de copyright, links para termos de uso, informações de contato, etc . É comumente utilizado no rodapé da página.
<footer> <p>Postado Por: Pedro Sampaio</p> <p><time pubdate datetime="2012-09-17"></time></p> </footer>
<section>
É utilizado para a marcação de seções de conteúdo de uma página. Com ele separamos informações em áreas diferentes de uma maneira lógica. Por exemplo, se na sua página tem uma área dedicada à notícias e outra à serviços, cada uma delas deverá ficar dentro de uma tag <section>, simbolizando que cada uma é uma seção diferente da sua página.
<section> <h1>Notícias</h1> <p>Saiba tudo sobre...</p> </section> <section> <h1>Serviços</h1> <p>Os serviços que a nossa empresa....</p> </section>
Concluindo…
Acredito que essas são as tags que o HTML 5 trouxe que possam ter maior relevância no universo SEO. Mas, como eu disse, no começo do post, ainda é muito cedo para precisar quais serão os impactos que elas causarão no SEO. Ainda não há um grande consenso sobre o tema e, penso eu, só o tempo trará esse consenso. Por isso, se for usar alguma delas, é bom que se certifique de estar fazendo da maneira correta e com parcimônia.
E, você, já usa alguma dessas tags? Conseguiu perceber algum efeito?
Será que esse seria um fator que o Google consideraria para rankeamento?
Concordo que a semântica fica bem melhor com os códigos HTML5, mas para o usuário isso não muda em nada… e o que conta pro Google é a experiência do usuário.
Fica aí minha pergunta!
Parabéns pelo texto!
Muito bom, gostei.
Principalmente o site.
Bem legal!