Troca de links: Dicas Importantes

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Nesse post, irei fornecer algumas dicas muito úteis na hora de escolher um parceiro para trocar links. Existe uma série de fatores que deveriam ser levados em consideração na escolha de um site para propor uma troca de links. Para fazer a análise desses fatores, recomendo utilizar o plugin SeoQuake, para o browser Mozilla Firefox.

Para entender melhor como alterar um link e outros aspectos de SEO inscreva-se no nosso curso presencial.

Segue um screenshot com a análise do SeoQuake para o site da SEO Master.

Análise SeoQuake para a página SEO Master

Uma forma frequente para obtenção de novos links é a troca de links de rodapé ou links de blogroll, que chamamos de site-wide, ou seja, estão presentes em todas as páginas do site. Em relação à essa forma de trocar links, enumeramos, a seguir, os fatores que devemos dar mais atenção na avaliação de um possível parceiro. Esses fatores são (na ordem em que aparecem na barra do plugin SeoQuake):

  • PageRank (Campo “PR:”)
    Quanto maior o PageRank melhor, pois são maiores as chances de obter mais link juice das páginas do parceiro.
  • Páginas indexadas (Campo “I:”)
    Quanto maior o número de páginas indexadas no site do parceiro melhor, pois maior será o total de links obtidos.
  • Total de links para a página (Campo “L:”)
    O total de links que apontam para uma página não diz muita coisa, pois não conhecemos a qualidade desses links. Por isso, damos mais ênfase à análise do PageRank. No entanto, um fator muito importante na hora de fazer a avaliação dos links de um parceiro é determinar o número de diferentes domínios que possuem link para o site. Esse dado pode ser obtido através da ferramenta LinkScape.
  • Total de links para o domínio (Campo “LD:”)
    Quanto maior o número de links para o domínio melhor, pois contabiliza não apenas o total de links para uma determinada página, mas também os links para as páginas internas de um site.
  • Total de links externos da página (Campo “Links:”)
    Os links externos são aqueles que apontam para páginas de outros sites. Eles aparecem ao lado direito do pipe (“|”) do campo “Links” da barra do plugin SeoQuake. Quanto menor o número de links externos, independente do número de links com rel=”nofollow”, que aparece entre parêntesis, mais link juice nosso link irá receber, logo melhores serão os resultados obtidos com a parceria.
  • Idade do domínio (Campo “Age:”)
    Refere-se ao tempo de existência de um domínio. Normalmente, sites antigos possuem maiores chances de serem reconhecidos como autoridades pelo Google, principalmente se possuírem bom PageRank. O plugin SeoQuake utiliza o site http://web.archive.org para estimar a idade do domínio. Algumas vezes, como no nosso caso, o Web Archive não tem sucesso na obtenção desse dado, exibindo o texto “no matches”. Isso acontece muitas vezes em consultas de domínios.com.br.

É MUITO importante propor parcerias de troca de links com sites que possuam conteúdo semelhante ao seu, pois isso potencializa a relevância dos links obtidos. Seria interessante observar também se o site do parceiro é otimizado, ou seja, se possui títulos diferenciados para todas as páginas, se faz uso das heading tags, principalmente h1, se possui uma boa estrutura de links internos, etc. A última dica é: depois de escolher um parceiro para efetuar a troca de links, seguindo as dicas acima, estabeleça tempos diferentes para inserção desses links. Por exemplo, insira primeiro o link do parceiro em seu site e peça para o parceiro inserir o link para o seu site algum tempo depois. Algumas pessoas têm percebido um efeito positivo utilizando esse procedimento.

Importante: em hipótese alguma, utilize a troca de links de maneira excessiva e evite scripts e softwares para troca de links automáticos. Estas ações podem gerar punições a seu site. Veja mais informações neste post do Matt Cutts.

E você? Como costuma fazer a escolha de um parceiro para troca de links?

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45 comentários para “Troca de links: Dicas Importantes

  1. Post muito bom, instalei o plugin do fire e assim pude acompanhar passo-a-passo a explicação de vocês.

    Estou dando muita atenção ao meu blog mais tá dificil sair do PR 3, tem hora que vai para 4 até 5 mais se mantem no 3. O meu dominio é antigo e com isso eu tenho o AGE, mas vi q tenho pouca página indexada nos buscadores, irei ver oque posso fazer.

    Show de bola o post.

  2. Fiz o vosso curso SEO online, e é graças a isso que hoje sei alguma coisa de SEO. Agora sigo também o vosso blog, e este post (o primeiro que li) é uma excelente amostra qualidade deste blog. 5 estrelas, obrigado pela dica, vou continuar a seguir-vos. E voçes vão ser os primeiros que vou seguir na minha conta do Twitter que vou criar brevemente.
    Continuem o bom trabalho. Abraço

  3. Parabéns pela apresentação no MISTO no Infnet. Realmente esclareceu muitas coisas. Durante a palestra, foi informado que a apresentação estaria aqui. Entretanto, ainda não encontrei. Como faço?
    Obrigado.

  4. Que bom um site brasileiro para tratar de assunto tão complexo como SEO.
    Entendo nadinha a respeito, mas sua linguagem é fácil.
    Vou fazer o curso e aumentar visitas no meu blog…
    VC ja tá no meus Favoritos
    Parabéns!!!!

  5. Olá Felipe!

    Estou aprendendo muito por aqui, com certeza tudo o que tenho visto aqui irá ajudar-me a divulgar o meu site. Meu site é um site novo e por isso penso que tenho muito o que trabalhar e com estas dicas creio que poderei aumentar meu PR.
    Obrigada

  6. @robert não precisa ser exatamente o mesmo conteúdo, mas algo relacionado. Um exemplo interessante é um site de jogos grátis ou de jogos de aventura trocar links com um site de jogos para meninas.

  7. @Mauricio se o link fosse bom para o usuário do site, ele não estaria no rodapé, certo? Se não é bom para o usuário, logo não é bom para o Google. Por isso ele dá menos importância para links de rodapé, mas eles ainda são links – e um link é sempre um link!

  8. Parabéns mais uma vez pela excelente matéria sobre como aumentar o pagerank de site ou blog.
    Também estou usando esta técnica, mas dentro das normas do Google, evitando sua penalização.
    Grato!

  9. Muito bom o post, meu site de guia comercial ficou pronto a pouco tempo e ainda não foi incluido nas páginas de busca do google mesmo após eu fazer o sitemap e enviar, por isto estou buscando todas as infomrmações que encontro sobre como agilizar este processo e achei esta muito útil.

  10. Oi, muito bom o seu post, concordo plenamente que vários detalhes devem ser analizados antes de fechar um negócio de troca de links. Recentemente configurei em meu site um script que permite a troca de links com outros sites e blogs, permite que o usuário “visitante de meu site” possa adicionar o seu link automaticamente em minha página, desde que torne a troca reciproca, pois o script faz a conferencia do link reciproco simultaneamente. Quem Tiver o interesse de ganhar um backlink de meu site acesse o endereço de meu site, ficarei contente em faze-lo. Acesse o menu Troca de Links.
    http://www.backlinkspeed.com.br

  11. Muuuito bom, as dicas e as ferramentas vão ajudar bastante para um bom site. Parabéns ao post e seu escritor Felipe Maia

    1. Fernando, o Google não tem um padrão de comportamento para análise de backlinks. Eles variam conforme diversas razões, sendo algumas como a relevância do seu site, a relevância do site que tem um link para você…
      Ou seja, não dá pra estimar isso com um mínimo de precisão, mas se seu site for atualizado constantemente, por exemplo, as chances aumentam.
      Até mais!

  12. Muito bom post, todos os pontos focados continuam importantes sobretudo quando conjugados entre si, mas com as atuais “tendências”.

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